abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico

Biblioteca

Apresentação

O objetivo da Biblioteca Paulo Maciel da Faculdade Damas é atender à comunidade acadêmica, por meio de serviços informacionais, auxiliando o ensino, a pesquisa e a extensão.

O acervo está organizado pela Classificação Decimal Universal (CDU), distribuído de acordo com a área de interesse e ordenado por assunto, autor, título e outros detalhes técnicos.
Missão

Proporcionar e facilitar o acesso à informação, visando promover, estimular e capacitar o indivíduo como ser global e agente de mudança.


Horário de Funcionamento

O acesso à Biblioteca é regular e restrito aos integrantes do corpo docente, discente e técnico-administrativo da Faculdade Damas, bem como outras pessoas da comunidade previamente autorizadas.

Segunda a Sexta: 8:00 às 21:30


Serviços

Empréstimos de publicações;
Reserva;
Renovação de publicações;
Acesso a internet e ao banco de dados do acervo;
Consulta de fontes informacionais;
Orientação bibliográfica


Equipe Técnica / Administrativa

Ricardo Luiz Lopes - Bibliotecário | CRB-4/P1692
Hericka Nogueira - Auxiliar de Biblioteca
Ricardo Lopes – Auxiliar de Biblioteca


Regulamento

1. Professores, alunos e funcionários da instituição, devidamente inscritos na Biblioteca, podem utilizar os serviços de consulta, pesquisa e empréstimo do acervo.

2. Para a inscrição é necessário preencher o cadastro na biblioteca e 1 foto (capturada na Biblioteca), e a criação de uma senha pessoal.

3. Para efetuar empréstimos, o aluno só poderá fazê-los com uma senha pessoal. São 05 (cinco) publicações por usuário. O prazo para devolução do material emprestado será de, no máximo, 07 (sete) dias corridos para aluno de graduação e de 15 (quinze) dias para professor e alunos de pós-graduação, podendo ser renovado pelo mesmo prazo, se a publicação não estiver em reserva.

4. A renovação das publicações deve ser efetuada no portal da Faculdade, sempre no penúltimo dia do vencimento para evitar transtornos. Só será permitida a renovação de publicações na biblioteca, com a apresentação dos livros.

5. As publicações em reserva ficarão à disposição do usuário pelo período de 24 (vinte e quatro) horas. Após este prazo, passará, automaticamente, para o próximo aluno da lista.

6. As obras de referência (dicionários, enciclopédias, CD, DVD, vocabulários e Bíblias) não podem ser emprestadas, apenas consultadas na Biblioteca.

7. De cada título de livro do acervo circulante 01 (um) exemplar será de consulta. Os livros de consulta podem ser emprestados todos os dias por um período de até três (3) horas.

8. As publicações periódicas podem ser emprestadas no final da semana para serem entregues no próximo dia útil às 15h.

9. Os livros da coleção de consulta poderão sair da biblioteca, apenas, para reprografia da Faculdade (obedecendo à legislação de direitos autorais) ou para consulta em sala de aula por um período de 3 (três)horas.

10. Será cobrada multa de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por livro/dia útil, ao usuário que não devolver a(s) publicações(s) na data estabelecida pela equipe da Biblioteca. No caso de consulta local ou empréstimo especial a multa será de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta) por hora de atraso. Em caso de dúvida quanto à data de devolução do livro, deve-se conferir na internet no acesso de usuário.

11. Em caso de extravio ou danos ao livro (riscos, rasgões, manchas, entre outros males), o usuário deve repor o exemplar com o mesmo título. Se for obra esgotada, a reposição será feita conforme indicação da Bibliotecária. Se o usuário reincidir nos danos aos livros poderá ficar suspenso de retirar livros da Biblioteca por um período determinado.

12. O usuário com quaisquer pendências e/ou débitos na Biblioteca, não poderá realizar empréstimo e/ou renovação de publicações, solicitar transferência para outra instituição, trancamento e/ou renovação de matrícula.

13. No caso de desvinculamento da Faculdade, por trancamento de matrícula, conclusão, desistência do curso ou outro motivo, o usuário terá que solicitar o "nada consta" na Biblioteca, onde será excluído o seu cadastro no sistema, a partir da devolução, de imediato, de todas as obras que estiverem sob sua responsabilidade.

14. Ao final da elaboração da Monografia, Dissertação ou Tese, antes de encadernar, o aluno apresentará à Biblioteca um documento assinado pelo/a orientador/a liberando o trabalho para confecção da ficha catalográfica. Este procedimento precisa ser solicitado na Biblioteca, com antecedência.

15. Para depósito na Biblioteca todos os trabalhos acadêmicos deverão estar devidamente normatizados segundo a ABNT. Será entregue uma versão da publicação impressa, encadernada em capa dura, e uma versão em CD ROOM.

16. O docente que precisar utilizar o espaço da Biblioteca para ministrar aula, deverá agendar um horário junto à equipe do setor, com antecedência mínima de 24h (vinte quatro horas); o mesmo ocorrerá para utilização da sala de estudo em grupo, devendo o usuário especificar horário e dia desejados.

17. Há tolerância de trinta minutos de atraso após a hora reservada para uso da sala de estudo, ficando depois disso cancelada a reserva.

18. No ato da reserva da sala, o usuário que a solicitar deve ficar responsável pelo grupo, no que se refere ao uso das instalações e equipamentos, devendo ressarcir à Instituição os valores oriundos de quaisquer danos que venham a ocorrer.

19. Na sala de estudo manter a manutenção do silêncio durante a utilização da mesma e o padrão de quantidade de cadeiras estabelecido no ambientem não sendo permitida a retirada e inclusão das mesmas.

20. O uso dos computadores da Biblioteca está restrito à operações de pesquisa no RM, renovação e reserva de publicações. Não sendo permitida a utilização para outros fins. O usuário que utilizar indevidamente o computador será advertido e se for reincidente será impedido de freqüentar a Biblioteca por prazo determinado.

21. Ao usuário que se portar com falta de civilidade, decoro, infringir quaisquer das normas da Biblioteca ou danificar equipamentos, será aplicado o regime disciplinar da Instituição e suspensão do uso da Biblioteca.

22. As penalidades serão aplicáveis a todas as categorias de usuários, sem exceção.

23. É vetado ao ambiente da Biblioteca o uso de telefones celulares, alimentos, cigarros.

24. A Biblioteca está protegida por Sistema de Detecção Eletrônica Anti-Furto, monitoramento de imagens, não constituindo constrangimento o seu acionamento ou a sua operação em casos de eventual falha técnica ou saída de livros de consulta sem autorização.

25. A Biblioteca é espaço de silêncio, reservado à aquisição e ampliação de conhecimentos e cultivo de cultura, preserve esse espaço e desfrute dele com tranquilidade colaborando com os demais usuários, para o bem estar e a consecução das finalidades próprias do setor.


Leitura Acadêmica

A biblioteca Paulo Maciel possui um excelente acervo de periódicos nacional e internacional.  

Neste local estão dispostos as relações dos periódicos Nacionais e Internacionais que dão suporte as pesquisas científicas. O usuário pode acessar conteúdo científico de alta qualidade.


Base de dados


Periódicos

Administração

**As revistas Rac Eletrônica e REGE. Revista de Gestão da USP, não precisam de cadastro para acessar.


Arquitetura


Direito


Relações Internacionais