CPA – Comissão Própria de Avaliação

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A CPA obedecerá às seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

CPA INFORMA – RESULTADOS 2016/2017
CPA INFORMA – RESULTADOS 2017/2018
CPA INFORMA – RESULTADOS 2018/2019
CPA INFORMA – RESULTADOS 2020/2021
CPA INFORMA – RESULTADOS 2022/2023

QUEM FAZ PARTE DA CPA?

Luiza Cordeiro de Melo Silva (Mantenedora)
Renato da Silva Carneiro (Sociedade Civil)

Nadia Patrizia Novena (Administrativo)
Ricardo Luis Lopes (Administrativo)

Andrea Karla Travassos de Lima (docente Administração)
Ana Maria Filgueira Ramalho (docente Arquitetura e Urbanismo)
Renata Cristina Othon Lacerda Andrade (docente Direito)
Artemis Cardoso Holmes (docente Relações Internacionais)

Priscilla Andrea Villarouco Contreras (discente Administração)
Camila Brito Cruz (discente Arquitetura e Urbanismo)
Edvaldo Víctor Duarte de Oliveira (discente Direito)
Beatriz Chiara Cordeiro Coimbra (discente Relações Internacionais)

QUAL O OBJETIVO?

Coordenar e articular o processo interno de avaliação, além de sistematizar informações, prover feedback dos resultados para a comunidade e submeter o relatório final para o MEC.

O contexto do objetivo da CPA situa-se no olhar sobre o passado, presente e futuro da instituição, percebendo nas demandas da comunidade educativa, oportunidades para crescimento e desenvolvimento, tanto no contexto administrativo quanto pedagógico.

COMO FUNCIONA?

Cabe à CPA coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição e disponibilizar informações. A CPA deve contar, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada. Sugere-se que a CPA seja composta por um grupo de pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo.

Os eixos de sustentação e de legitimidade da CPA são resultantes das formas de participação e interesse da comunidade acadêmica, além da inter-relação entre atividades pedagógicas e gestão acadêmica e administrativa.

COMO OS FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ALUNOS PODEM CONTRIBUIR?

Anualmente a equipe da CPA aplica uma pesquisa para toda a comunidade educativa, baseada nas dimensões a serem consideradas no processo de avaliação institucional, estabelecidas pela Lei nº 10.861/04, artigo 3º (MEC).

A partir da leitura e análise deste documento, apresentado, na forma de Orientações Gerais, dentre alguns tópicos que permitem a operacionalização da avaliação dessas dimensões, foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados, o qual é disponibilizado online para todos os participantes.

Ao final do processo de coleta, busca-se possibilitar à Faculdade Damas, respeitando suas especificidades, que proceda à elaboração de seus processos próprios de auto-avaliação institucional e, por fim, a geração do relatório a ser encaminhado para o MEC.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR A INSTITUIÇÃO?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Neste contexto, a Faculdade Damas conduz as ações de avaliação interna com a equipe da CPA, sensibilizando a comunidade educativa, coletando as informações através da Avaliação Institucional Interna, analisando os dados, gerando o relatório e promovendo feedback em todos os possíveis canais de comunicação.

Estrategicamente, a avaliação institucional, além de estabelecer os parâmetros de qualidade sugeridos pelo MEC, traz indicadores de melhorias em todos os aspectos organizacionais, potencializando o desenvolvimento da instituição e de sua comunidade educativa.

É função da equipe da CPA traçar metas para estabelecer as relações entre os setores institucionais, suas demandas, anseios e perspectivas de desenvolvimento.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO