Alunos de Arquitetura e Urbanismo conhecem metodologia BIM

20 Abr 2017 • Alunos de Arquitetura e Urbanismo conhecem metodologia BIM

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), no último Club Arq. Com a tecnologia BIM é possível criar digitalmente modelos virtuais mais precisos de uma edificação, oferecendo suporte ao projeto ao longo de suas fases e permitindo maior integração entre todos os envolvidos na cadeia produtiva da construção civil. O evento aconteceu na última terça-feira (18), no Auditório Ir. Miriam Vieira, e contou com as palestras do arquiteto e engenheiro Theo de Carvalho e do arquiteto Diego Walter Pessoa de Melo.

Com o título “Afinal, o que é esse tal de BIM?”, a primeira palestra da noite foi conferida por Theo de Carvalho, que também é professor na Vértice Treinamentos, escola voltada a cursos de informática, computação gráfica e desenho para arquitetos e engenheiros. “O BIM significa uma mudança de processo de como a gente constrói coisas. Isso serve para arquitetura, como para demais áreas. No BIM, você pode ver como o prédio vai ficar em três dimensões e prever como ele vai ser construído, ou seja, prever custos, interferências, desafios e ajustes”, pontuou o palestrante.

Na sequência, o arquiteto Diego Walter Pessoa de Melo conversou com os estudantes sobre o uso de softwares baseados na metodologia BIM no dia a dia de um escritório de arquitetura. O profissional se formou pela Faculdade Damas e tem especialização em arquitetura digital em Portugal. “Com o BIM podemos juntar uma série de dados e informações que facilitam a execução do projeto. Outro benefício é a interdisciplinaridade, pois, em um único arquivo, o arquiteto, o engenheiro, o engenheiro eletricista, hidráulico e orçamentista podem trabalhar juntos no mesmo modelo”, frisou.

“É importante trazer o BIM para debate, as palestras foram práticas e esclarecedoras para quem não conhece o sistema poder se interessar e usar”, destacou o aluno Lucas Garcia, do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas.

Lançamento – Antes do Club Arq, pátio da Faculdade Damas foi palco do lançamento do livro de memórias "Cento e treze dias de inverno", do aluno Gabriel Batinga, do 5° período do curso de Arquitetura e Urbanismo. O livro conta a história de redenção e autoconhecimento do jovem durante um período de isolamento na agreste do Estado. Além do texto, as ilustrações da obra também são de autoria de Gabriel. “É basicamente um diário que revela uma época da minha vida, em 2013, em que eu era um homem muito diferente, muito mais irritado, e essa história trata sobre o estopim que me levou a mudança e conhecer o caminho da solidariedade e do perdão, principalmente”, complementa Gabriel.