Biblioteca Paulo Maciel adota Sistema Pergamum

27 Fev 2018 • Biblioteca Paulo Maciel adota Sistema Pergamum

Usado em mais de 400 instituições, o Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas atualmente conecta aproximadamente 8000 bibliotecas em todo território brasileiro, formando a maior rede deste tipo no País. A Biblioteca Paulo Maciel da Faculdade Damas, a partir de agora, passa a fazer parte deste universo. Com a adoção do Sistema Pergamum, os alunos terão mais recursos e comodidades em relação às consultas, empréstimos e renovações de livros, além de acesso facilitado às revistas científicas e outros documentos do acervo da Faculdade Damas e outras instituições. Os estudantes devem ficar atentos à nova forma de acesso ao sistema da Biblioteca Paulo Maciel.

APRENDA A UTILIZAR O SISTEMA PERGAMUM

O Pergamum foi desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 1997, com a missão de contemplar as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários. Desde então, o sistema vem sendo utilizado em instituições de ensino superior particulares, públicas, tribunais de justiça, escolas de ensino fundamental e médio, empresas, ONGs, conselhos regionais, entre outros que formam a Rede Pergamum.

“O Pergamum foi criado pensando na biblioteca. Foi desenvolvido por bibliotecários que, juntamente a pessoas da Tecnologia da Informação, transformaram esse sistema num sistema adequado para bibliotecas, diferentes dos demais. O Pergamum abrange quase a maioria das faculdades do Brasil”, destaca o bibliotecário da Faculdade Damas, Ricardo Lopes.

Os estudantes agora terão um ambiente mais prático e intuitivo para consultas, empréstimos, renovações e reservas de títulos. O sistema contempla grande parte dos serviços online, como, por exemplo, a possibilidade de o aluno poder guardar seu histórico de empréstimos na Faculdade. “Não precisará mais o aluno comparecer à biblioteca para saber quais livros pegou emprestado, ele já terá acesso a esse histórico online”, conta. “Em termos de biblioteca, a adoção do sistema foi um ganho muito grande para a Faculdade Damas”, completa.

A Rede Pergamum é outro ponto que o bibliotecário elenca como outro dos grandes benefícios. Os alunos terão acesso aos acervos de outras instituições, resultando em ganhos na pesquisa. “Se, por exemplo, houve consulta por um livro que não existe aqui na Faculdade Damas, o aluno acessa a Rede Pergamum, faz novamente a pesquisa e a plataforma vai dizer se alguma outra instituição interligada possui esse livro, possibilitando a consulta do aluno por essa outra instituição”, explica o bibliotecário. É importante frisar que cada instituição possui suas regras sobre reserva e empréstimo de títulos.

ICAP

A comunidade acadêmica da Faculdade Damas também tem acesso a base de Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) da Rede Pergamum. Várias instituições alimentam o repositório que pode ser acessado por qualquer usuário do sistema, sendo possível baixar artigos que estão online ou fazer a solicitação de cópias, via e-mail, do artigo desejado.  As revistas científicas da Faculdade Damas também serão indexadas na base.