abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico
Notícia

I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito

O evento traz o debate de temas que envolvem tópicos como o ativismo judicial, a perspectiva crítica da Operação Lava Jato e questões de Gênero e Direito


03 Out 2017 • I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito

O curso de Direito da Faculdade Damas promove, nos dias 27 e 28 de outubro, o I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito. Com a temática “Novos Direitos e Novos Sujeitos de Direito”, serão debatidos temas que envolvem tópicos como o ativismo judicial, a perspectiva crítica da Operação Lava Jato e questões de Gênero e Direito. O evento também é uma oportunidade para alunos de graduação, Pós-graduação stricto e lato sensu, professores, pesquisadores em geral apresentarem suas produções acadêmicas no âmbito dos seis eixos temáticos em que foram divididos os Grupos de Trabalho (GTs). As inscrições online podem ser feitas no link abaixo até o dia 25/10 e também é possível realizar a inscrição prensecial na Tesouraria da Instituição até o dia 27/10. O investimento é de R$ 20,00 para estudantes e de R$ 30,00 para profissionais. Participantes ouvintes terão direito a 20h de carga horária complementar, enquanto os inscritos nos GTs acumularão 30h de atividades.

INSCRIÇÕES AQUI *

Estudantes Cotistas - Estudantes cotistas podem participar gratuitamente, através de envio de e-mail e documento comprobatório para icoloquiodamas@hotmail.com. 

*Em caso de problemas na inscrição ou impressão de boleto, favor enviar e-mail para icoloquiodamas@hotmail.com

Submissão de trabalhosAs produções acadêmicas podem ser enviadas até o dia 24 de outubro para o e-mail coloquiodamas@gmail.com, de acordo com as regras exigidas no Edital (confira AQUI). No total, os GTs estão divididos em seis eixos temáticos: Meio ambiente, subjetividades e resistência; Culpabilidade e pena; A lei falimentar e as fraudes empresariais e a perspectiva criminal; Reforma trabalhista: avanços e retrocessos; Pensamento decolonial e pós-colonial no direito contemporâneo; Ajustes fiscais, reformas estruturais e tamanho do Estado no Brasil. Os trabalhos apresentados nos GTs serão publicados em e-book.

PROGRAMAÇÃO

I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito : Novos Direitos e Novos Sujeitos de Direito

27/10 | Teatro Madre Chantal

18h30 – Credenciamento

19h – Conferência de Abertura

A atuação do STF e os limites do ativismo judicial

Prof. Dr. Francisco Queiroz (Faculdade Damas e UFPE)

19h40 – Mesa 1

Da violência simbólica à violência material: uma cartografia das questões de gênero no Direito

Prof.ª Dr.ª Renata Celeste (Faculdade Damas)

Prof.ª Dr.ª Alessandra Macedo (Faculdade Damas e UFPB)

20h40 – Mesa 2

Defesa Criminal em tempos de Lava Jato: entre distorções principiológicas e violação do acusatório

Prof. Me. Rafael Fonseca (Faculdade Damas)

Operação Lava Jato e seus achados: uma análise das operações empresariais na perspectiva criminal

Prof.ª Dr.ª Renata Andrade (Faculdade Damas)

28/10 | Salas de Aula da Faculdade Damas

9h às 12h – GTs


as mais lidas