IV CIRIPE | INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE ARTIGOS

06 Out 2017 • IV CIRIPE | INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A Faculdade Damas promove, nos próximos dias 6 e 7 de novembro, o IV Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco. Nesta edição, o evento traz como temática “O lugar dos BRICS nas Relações Internacionais Contemporâneas: dilemas, posicionamentos e perspectivas”. Assim como no ano passado, além das conferências, o Congresso contará com Grupos de Trabalho. Nesta edição, também serão promovidos minicursos. As inscrições poderão ser feitas em breve no site da Faculdade Damas. O investimento é de R$ 50,00 para alunos, egressos e professores da Faculdade Damas e de R$ 80,00 para público externo e demais profissionais. A participação no evento valerá 30h de atividades complementares. Os alunos voluntários no IV CIRIPE receberão 40h de carga horária complementar.

INSCRIÇÕES AQUI *

*Em caso de problemas na inscrição, encaminhe e-mail para imprensa@faculdadedamas.edu.br

Da China, virão os professores Doutores Chen Junhua e Wang Hao, da Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim (CUFE), que farão a conferência de abertura “A China como player global: políticas públicas, dilemas internos, desigualdade social e gestão estratégica”. O IV CIRIPE também contará com palestras dos diplomatas Sr. Paulo Roberto de Almeida e Sra. Carla Chelotti. Também participam como conferencistas representantes dos campos empresarial, acadêmico e consular.

Submissão de artigos – Estudantes da graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em geral inscritos no IV CIRIPE têm até o dia 02/11/2017 para submeter artigos para os e-mails ciripe@faculdadedamas.edu.br e thales.castro@faculdadedamas.edu.br. As regras de formatação e demais informações sobre a submissão de artigos estão disponíveis neste documento.

CONFIRA AS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A divulgação dos trabalhos aprovados será no site da Faculdade Damas e/ou por e-mail.  Os artigos submetidos, aprovados e apresentados no IV CIRIPE farão parte dos anais da publicação oficial do Congresso na forma de e-book, com ISSN com o título “O Lugar dos BRICS nas Relações Internacionais Contemporâneas: Anais do IV Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco”, organizado pelos Professores Thales Castro, Antônio Lucena e Nádia Patrizia.

O IV CIRIPE tem apoio institucional da Sociedade Consular de Pernambuco; Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim; Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID); Instituto Confúcio; Consulado da República de Malta em Recife; Consulado da República da Eslovênia em Recife e Revista Algomais.

Dia 06/11 (Segunda-Feira) – Teatro Madre Chantal

18h45 - 19h00 | Abertura e boas vindas

Diretora Geral Irmã Miriam Vieira e Prof. Dr. Thales Castro, Coordenador do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas

19h10 - 20h30 | Conferência de abertura: A China como player global: políticas públicas, dilemas internos, desigualdade social e gestão estratégica (Conferência em inglês)

Expositores: Prof. Dr. Chen Junhua, Deputy dean, Associate Professor, School of Management Science and Engineering (CUFE-China)
                    Prof. Dr.  Wang Hao, Assistant dean, Associate professor, School of Management Science and Engineering (CUFE-China)

Mediador: Prof. Dr. Thales Castro (Faculdade Damas e Sociedade Consular de Pernambuco)

20h30 - 22h | Conferência 02: Os Aspectos Comerciais da Inserção Estratégica Brasileira nos BRICS: O caso da China

Expositores: Sr. Sérgio Ferreira, coordenador da APEX-Brasil para o Nordeste

Sra. Carla Chelotti, diplomata (ERENE)

Debatedora: Prof.ª Dr.ª Joyce Ferreira (Faculdade Damas)

Mediador: Prof. Me. Bianor Teodósio (Faculdade Damas)

Dia 07/11 (Terça-feira) – Teatro Made Chantal

18h45 - 19h |
Formação da Mesa de Conferência

19h - 20h30 | Conferência 03: O Lugar dos BRICS na Agenda Brasileira e Internacional: reflexões, papeis e linkages

Expositor: Prof. Dr. Paulo Roberto de Almeida, diplomata e diretor do Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais (IPRI) - Itamaraty

Debatedores: Prof. Dr. Elton Gomes (Faculdade Damas)

Sr. Rainier Michels, Cônsul da Eslovênia em Recife e presidente do Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID).

Moderador: Aldo Vilela, âncora da CBN Recife

20h30 - 22hConferência 04: Repensando o Futuro dos BRICS: alinhamentos, fragilidades, assimetrias e perspectivas

Expositor: Prof. Dr. Guilherme Casarões (FGV/SP)

Debatedores: Prof. Dr. Rodrigo Santiago (Faculdade Damas)