abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico
Notícia

Reforma da Previdência é tema de aula em Relações Internacionais

Em aula ao ar livre, docentes Déborah Werner, Luis Emmanuel e Pedro Soares juntaram suas turmas para discutir as mudanças que estão em curso


16 Mar 2017 • Reforma da Previdência é tema de aula em Relações Internacionais

A proposta da Reforma da Previdência enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional foi tema de aula no curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, nesta quarta-feira (15). No dia em que várias manifestações contra a reforma ocorreram em todo o Brasil, os docentes Déborah Werner, Luis Emmanuel e Pedro Soares decidiram juntar suas turmas para uma roda de diálogo sobre a mudança que está em curso no País.

Em uma aula ao ar livre, foram apresentados dados sobre o processo de reforma previdenciária no Brasil e como essa reestruturação acontece ou foi realizada ao redor do mundo. A polêmica em torno do tempo de contribuição proposto pelo novo modelo e os impactos futuros sobre a população também foram abordados entre professores e alunos.

“A gente precisa discutir isso de uma maneira de que os alunos possam se apropriar de informações que não sejam só panfletárias ou de propaganda, tanto de um lado como de outro. Temos que analisar isso dentro de um contexto macro”, analisa a professora Déborah Werner.

“É importante que os alunos, que estudam tanto o contexto internacional, saibam o que está acontecendo na porta de casa. Além disso, temos uma geração que compra muito fácil o que chega via rede social, via mídia, então a proposta é maximizar o diálogo entre diversas visões. É importantíssimo abrir um espaço para que cada um se coloque”, avalia o professor Pedro Soares.

O professor Luis Emmanuel conta que é necessário que, desde já, os estudantes também façam parte dessa discussão. “É um debate muito relevante, pois coloca o aluno na condição de um agente modificador da realidade, não esperando simplesmente se tornar um profissional para se posicionar sobre essas questões”, observa.

Debate - A Faculdade Damas continua discutindo a Reforma da Previdência nesta terça-feira (21). Promovido pelo curso de Direito da Instituição, o debate É preciso falar sobre a Reforma da Previdência reúne quatro especialistas para analisar as mudanças propostas pelo Governo Federal. O evento acontece no Teatro Madre Chantal, às 19h, e é aberto a todos os alunos da Faculdade Damas e ao público em geral.  


as mais lidas