Edições Anteriores

2014

Vol. 4, No 7 (2014)

ARCHITECTON | REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO - é um periódico eletrônico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas. Nosso propósito é servir como meio de divulgação do conhecimento científico, reunindo artigos, ensaios, resenhas, relatos de pesquisas e notas. Todas desenvolvidas no âmbito acadêmico, seja na graduação ou na pós-graduação, mas que possam criar pontes de interação com leitores dentro e fora dos muros da Academia.
A Architecton é um instrumento de troca, produção intelectual e democratização do conhecimento. Não só no que diz respeito à Arquitetura, mas também das áreas afins que se relacionam com as discussões caras à proposta do periódico. Aqui, o verbo arquitetar é menos centrado em si e mais uma remissão ao criar, planejar, desenvolver. Por isso, a necessidade de ser interdisciplinar, contemplando áreas que se relacionam como a história, arqueologia, geografia, filosofia, direito urbanístico dentre outras. Conta com a colaboração dos docentes, discentes e pesquisadores. Esta revista eletrônica tem periodicidade semestral e está, portanto, aberta à comunidade acadêmica para o envio de trabalhos científicos que corroborem o fórum de debates que a mesma pretende ser.
Profª Drª Mércia CarréraEditora-Gerente da Revista ARCHITECTON 

Vol. 4, No 6 (2014)

ARCHITECTON | REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO - é um periódico eletrônico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas. Nosso propósito é servir como meio de divulgação do conhecimento científico, reunindo artigos, ensaios, resenhas, relatos de pesquisas e notas. Todas desenvolvidas no âmbito acadêmico, seja na graduação ou na pós-graduação, mas que possam criar pontes de interação com leitores dentro e fora dos muros da Academia. A Architecton é um instrumento de troca, produção intelectual e democratização do conhecimento. Não só no que diz respeito à Arquitetura, mas também das áreas afins que se relacionam com as discussões caras à proposta do periódico. Aqui, o verbo arquitetar é menos centrado em si e mais uma remissão ao criar, planejar, desenvolver. Por isso, a necessidade de ser interdisciplinar, contemplando áreas que se relacionam como a história, arqueologia, geografia, filosofia, direito urbanístico dentre outras. Conta com a colaboração dos docentes, discentes e pesquisadores. Esta revista eletrônica tem periodicidade semestral e está, portanto, aberta à comunidade acadêmica para o envio de trabalhos científicos que corroborem o fórum de debates que a mesma pretende ser.
Profª Drª Mércia CarréraEditora-Gerente da Revista ARCHITECTON 

2013

Vol. 3, No 5 (2013)

A  5ª edição da Revista Architecton tem o propósito de servir como meio de divulgação do conhecimento científico desenvolvido no âmbito acadêmico, especificamente na produção dos artigos elaborados pelos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina de Arquitetura Contemporânea ministrada pela Profª. Marcia Hazin.

É com entusiasmo que constatamos o interesse e a preocupação de cada discente em pesquisar arquitetos contemporâneos cujo produto arquitetônico se destacam no cenário mundial.
Segundo o depoimento da Profª. Marcia Hazin “ Neste século XXI educar tornou-se uma tarefa árdua, pois os recursos tecnológicos e visuais são tantos e tão atraentes que o maravilhoso ato de ler ficou em segundo, terceiro planos.

Formar um arquiteto e urbanista, é então muito complicado pelo fato de a arquitetura ser uma disciplina plural, que envolve, tantas especificidades. Porém, o cerne do curso, é conseguir transmitir a idéia de que o arquiteto e urbanista é responsável por conceder qualidade de vida às pessoas, nos níveis micro e macro e isso se traduz em conseguir transpor os obstáculos que os problemas da vida contemporânea nos apresenta cotidianamente, com o crescente aumento da população, principalmente, a urbana, além da urgência de soluções sustentáveis para um mundo que vai se esgotando em seus recursos naturais.

Esse, pois é o ponto fundamental, formar pessoas que desenvolvam  o senso crítico, que pensem e se sintam responsáveis e comprometidas em criar soluções que melhorem a vida das pessoas, sobretudo as menos favorecidas e transformem esse mundo em um lugar melhor.”

Parabéns aos participantes e a Profª. Marcia Hazin pela iniciativa promovendo um senso crítico e de pesquisa.

Profª Drª Mércia Carréra
Editora-Gerente da Revista ARCHITECTON

Vol. 3, No 4 (2013)

A Revista Architecton em sua 4ª edição continua através dos seus artigos promovendo pesquisas interdisciplinares com o objetivo de servir como meio de divulgação do conhecimento científico, reunindo artigos ensaios, relatos de pesquisa.

2012

Vol. 2, No 3 (2012)

A Revista Architecton em sua 3ª edição continua através dos seus artigos promovendo pesquisas interdisciplinares com o objetivo de servir como meio de divulgação do conhecimento científico, reunindo artigos ensaios, relatos de pesquisa.

Vol. 2, No 2 (2012)

A revista Architecton apresenta nessa segunda edição o artigo especial “Nos alicerces do saber” de autoria do Prof. Dr. Ricardo Japiassu sobre a experiência vivenciada pelo mesmo junto ao grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, no curso de extensão “História da arte e da arquitetura em Portugal e seus reflexos na América Portuguesa” realizado na Universidade de Coimbra-Portugal.

Esta edição também foi agraciada com dois artigos de pesquisadores brasileiros que atualmente se encontram na Universidade de Coimbra. O arqueólogo e doutorando David Almeida Eleutério, contribuiu imensamente com o artigo “Algumas considerações acerca da arquitetura civil portucalense” e a Profa. Dra. Ana Pamponet com o artigo “Cidade, Espaço de democracia e consolidação de direitos – Contribuições da carta mundial do direito a cidade”. Aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas pela contribuição, reforçando desta maneira os objetivos da nossa revista de trabalharmos como meio de divulgação do conhecimento científico, que possam criar pontes de interação.

A Profa. Gisele Carvalho sempre participativa colaborando com os seus artigos e nesta edição publica “Considerações acerca do morar na ótica de David Leatherbarrow”, tem como elementos de análise os limites definidores espaciais, os materiais, equipamentos e mobiliário componentes desta tipologia espacial, assim como também a utilização destes espaços por seus moradores.

Uma breve reflexão sobre a forma urbana” do autor Aristóteles Siqueira Campos Cantalice, na abordagem sobre a forma ou morfologia urbana levanta a questão: Como se deve aprender a forma da cidade? Sem dúvida um artigo enriquecedor para as diversas áreas do conhecimento que tratam sobre o tema.

Espelho turvo: Reflexão sobre o uso do design brasileiro em apartamentos decorados no Recife”, do autor Luiz Carlos de Lima Feijó, fruto da pesquisa realizada para a sua monografia do curso de pós-graduação latu sensu na área de Arquitetura de Interiores da Faculdade Damas. No artigo discute questões sobre o espaço construído dos apartamentos decorados na cidade do Recife.

O dialogo interdisciplinar ocorrido entre a arquitetura e a arqueologia no artigo “Arqueologia da arquitetura: Contribuição nos projetos de restauro e na reservação” resulta numa integração que se retroalimenta e gera novos conhecimentos científicos. Este artigo de minha autoria juntamente com a colaboração do Prof. Dr. Leandro Surya, parceiro de muitas pesquisas e produções de artigos, registra mais uma vez a importância da interdisciplinaridade e o trabalho em equipe na produção do
conhecimento.

O resultado desta segunda edição, sem dúvida confirma que estamos caminhando seguindo os princípios adotados na criação da nossa revista.

Profª. Drª. Mércia Carréra
Editora-Gerente da Revista Architecton


2011


1 a 7 de 7 Itens    

ISSN: 2236-6849