Regulamento

1. Professores, alunos e funcionários da instituição, devidamente inscritos na biblioteca, podem utilizar os serviços de consulta, pesquisa, empréstimo e espaço físico.

2. Para formalizar a utilização dos serviços da biblioteca é necessário a confirmação dos dados do usuário, e a criação de uma senha pessoal no balcão da biblioteca.

3. A Biblioteca Paulo Maciel utiliza o Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas para consultas, empréstimos e renovações de livros do acervo. O link para o sistema encontra-se no menu superior “Biblioteca”, no site da Faculdade Damas. Para fazer o login, é necessário utilizar o cadastro realizado previamente no balcão da biblioteca.

4. A Biblioteca Paulo Maciel disponibiliza duas bibliotecas digitais: A Minha Biblioteca e a Biblioteca Virtual Pearson. Para acessar estas Bibliotecas digitais é necessário acessar o link “Biblioteca” e fazer login utilizando a matrícula e a senha individual.

5. Para efetuar empréstimos, o aluno só poderá fazê-los com uma senha pessoal. São 06 (seis) publicações por usuário. O prazo para devolução do material emprestado será de, no máximo, 07 (sete) dias corridos para aluno de graduação e de 15 (quinze) dias para professor e alunos de pós-graduação, podendo ser renovado pelo mesmo prazo, se a publicação não estiver em reserva.

6. A renovação das publicações deve ser efetuada no “MEU PERGAMUM”, de preferência no penúltimo dia do vencimento para evitar transtornos. Só será permitida a renovação de publicações na biblioteca, com a apresentação dos livros.

7. As publicações em reserva ficarão à disposição do usuário pelo período de 24 (vinte e quatro) horas. Após este prazo, passará, automaticamente, para o próximo aluno da lista.

8. As obras de referência (dicionários, enciclopédias, CD, DVD, vocabulários e Bíblias) não podem ser emprestadas, apenas consultadas na Biblioteca.

9. De cada título de livro do acervo circulante 01 (um) exemplar será de consulta. Os livros de consulta podem ser emprestados todos os dias por um período de até três (3) horas.

10. As publicações periódicas podem ser emprestadas no final da semana para serem entregues no próximo dia útil até as 19h.

11. Os livros da coleção de consulta poderão sair da biblioteca, apenas, para reprografia da Faculdade (obedecendo à legislação de direitos autorais) ou para consulta em sala de aula por um período de 3 (três) horas.

12. Será cobrada multa de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por livro/dia útil, ao usuário que não devolver a(s) publicações(s) na data estabelecida pela equipe da biblioteca. No caso de consulta local ou empréstimo especial a multa será de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta) por hora de atraso. Em caso de dúvida quanto à data de devolução do livro, deve-se conferir na internet no acesso de usuário.

13. Em caso de extravio ou danos ao livro (riscos, rasgões, manchas, entre outros males), o usuário deve repor o exemplar com o mesmo título. Se for obra esgotada, a reposição será feita conforme indicação do bibliotecário. Se o usuário reincidir nos danos aos livros poderá ficar suspenso de retirar livros da biblioteca por um período determinado.

14. O usuário com quaisquer pendências e/ou débitos na biblioteca, não poderá realizar empréstimo e/ou renovação de publicações, solicitar transferência para outra instituição, trancamento e/ou renovação de matrícula.

15. No caso de perda de vínculo com a Faculdade, por trancamento de matrícula, conclusão, desistência do curso ou outro motivo, o usuário terá que solicitar o “nada consta” na biblioteca, onde será excluído o seu cadastro no sistema, a partir da devolução, de imediato, de todas as obras que estiverem sob sua responsabilidade.

16. Ao final da elaboração da Monografia, Dissertação ou Tese, o aluno encaminhará um e-mail para à biblioteca solicitando a ficha catalográfica. Este procedimento precisa ser solicitado na biblioteca, com antecedência.

17. Para depósito na biblioteca todos os trabalhos acadêmicos deverão estar devidamente normatizados segundo a ABNT. Os alunos dos cursos de graduação e especialização encaminharão por e-mail uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso no formato pdf. Os alunos do mestrado terão que encaminhar para a biblioteca a versão em pdf e impressa, com encadernação em capa dura, na cor preta ou azul-marinho.

18. O docente que precisar utilizar o espaço da biblioteca para ministrar aula, deverá agendar um horário junto à equipe do setor, com antecedência mínima de 24h (vinte quatro horas); o mesmo ocorrerá para utilização da sala de estudo em grupo, devendo o usuário especificar dia e horário.

19. Após 15 minutos de atraso, a reserva da sala de estudo será cancelada.

20. No ato da reserva da sala, o usuário e/ou grupo se responsabiliza pelo uso das instalações e equipamentos, devendo ressarcir à Instituição os valores oriundos de quaisquer danos que venham a ocorrer.

21. É necessário manter-se em silêncio durante a utilização da sala de estudo e respeitar a quantidade de cadeiras do ambiente.

22. O uso dos computadores da biblioteca está restrito a operações de pesquisa, renovação e reserva de publicações, não sendo permitida a utilização para outros fins. O usuário que utilizar indevidamente o computador será advertido e se for reincidente será impedido de frequentar a biblioteca por prazo determinado.

23. As penalidades serão aplicáveis a todas as categorias de usuários, sem exceção.

24. É vetado ao ambiente da biblioteca o consumo de alimentos, bebidas e cigarros.

25. A biblioteca está protegida por Sistema de Detecção Eletrônica Antifurto, monitoramento de imagens, não constituindo constrangimento o seu acionamento ou a sua operação em casos de eventual falha técnica ou saída de livros de consulta sem autorização.