Eventos

28 set

2016

Alunos do mestrado em Direito participam de aula externa na Caixa Cultural Recife

A obra de um dos mais renomados fotógrafos brasileiros será objeto de estudo para os alunos do mestrado em Direito da Faculdade Damas. Na terça-feira (11), o grupo visita, em aula externa, a exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado Filho, que está em cartaz na Caixa Cultural, no Bairro do Recife. A atividade faz parte da disciplina “História do Direito Ambiental”.

A mostra fotográfica é resultado de um trabalho de seis anos, em 40 países, que retrata deslocamentos humanos em função de razões políticas, sociais ou econômicas. Segundo a professora Clarissa Marques, responsável por guiar os alunos durante a visita, a exposição contextualiza a discussão que está sendo feita na disciplina.

“A exposição de Sebastião Salgado chega ao Recife no momento em que estamos discutindo as consequências ambientais de um sistema capitalista ao longo da história, e esses deslocamentos fazem parte das crises sistêmicas desse capitalismo histórico. Deslocamentos em razão de guerra, de industrialização”, observa.  “O que nós pretendemos fazer nessa aula externa é associar a nossa discussão teórica às imagens que estão expostas sobre deslocamento de pessoas, os êxodos”, completa a docente.

Junto aos mestrandos, participam alguns alunos convidados da graduação e egressos da Faculdade Damas, que ao longo do curso demonstraram interesse na temática sobre Direito Ambiental. O grupo se reúne às 9h30 no Marco Zero e às 10h inicia a visita.

“Êxodos” fica em cartaz até o dia 16 de outubro, de terça-feira a domingo, na Caixa Cultural, na Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife.  A entrada é franca e o espaço cultural funciona das 10h às 19h.