16 abr

Mestrado em Direito | Aula inaugural

A Faculdade Damas recebeu o coordenador da Área de Direito na CAPES, Drº. Martônio Mont’Alverne Barreto Lima como palestrante na 1º Aula de Temas Jurídicos Especiais. Voltada para os alunos de pós-graduação, incluindo o Mestrado em Direito, a aula aconteceu no dia 21 de agosto com o tema “História da energia nuclear como direito ao desenvolvimento”. O objetivo foi o entendimento da perspectiva histórica como fundamento no centro de Pesquisa da Faculdade Damas.

O Prof. Drº. Martonio Mont’Alverne falou sobre  a síntese das pesquisas e análisou fatos, envolvendo a polêmica sobre usos da energia nuclear no Brasil, a posição da diplomacia brasileira e os problemas da Usina Nuclear de Fukushima, Japão. Recordar o passado, estudar a teoria para pensar em  desenvolver a prática, são passos importantes de acordo com Mont’Alverne.

“Eu creio que estudar a história é muito importante porque envolve um diálogo entre o Direito ao desenvolvimento. Quais são as medidas no cenário Internacional que o Brasil vai fazer para defender o seu Direito ao desenvolvimento, o Direito à tecnologia que todo país possui”, completa.

De acordo com o coordenador adjunto do curso de Direito da Faculdade Damas, Leonardo Gonçalves, “essas aulas são momentos acadêmicos de aprofundamento de questões dogmáticas, importantes para a graduação”. A aula contou com a presença da  diretora Geral da Faculdade Damas, Irmã Maria Arcione Vieira, do coordenador de Direito da Faculdade Damas, Prof. Dr. Cláudio Brandão, convidados e alunos.