Faculdade Damas sedia encontro da rede acadêmica ELPIS

A Faculdade Damas teve a honra de sediar o encontro da rede acadêmica European Legal Practice Integrantes Studies (ELPIS). A rede faz parte do programa Erasmus Mundus, do qual a Faculdade Damas é integrante e permite o intercâmbio acadêmico para universidades europeias. Docentes dos Estados Unidos, Alemanha, França e Portugal estiveram no Recife nos últimos dias 7 e 8. Durante a visita, os professores participaram como palestrantes do seminário “O ensino e a prática jurídica”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas e a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região.

A parte acadêmica do encontro teve início na sexta-feira (7), no novo prédio da Rede Damas Educacional. Os professores estrangeiros tiveram uma reunião com a presença da diretora-geral da Faculdade Damas, Ir. Miriam Vieira, do coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do curso de Direito, Prof. Cláudio Brandão, e do desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e diretor da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), Dr. Rogéro Fialho. Foi uma oportunidade de apresentar os programas desenvolvidos nas universidades estrangeiras e possíveis parcerias acadêmicas entre as instituições que compõem o grupo. A abertura do encontro ficou a cargo do Prof. Vasco Pereira, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e coordenador-geral do curso de mestrado oferecido pelo ELPIS.

Em seguida, os convidados almoçaram na Faculdade Damas e partiram para seminário no TRF5. A primeira mesa “O ensino jurídico no Brasil e em Portugal”, foi mediada pelo Prof. Cláudio Brandão, com exposições do desembargador federal Edilson Nobre e do Prof. Vasco Pereira. A mesa seguinte debateu a temática “O Ensino Jurídico nos Estados Unidos e na Alemanha”, com os professores Bernd Oppermann  (Universidade de Hannover) e Patrick Hugg (Loyola University), mediados pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas, Prof. George Browne.

No sábado, o grupo foi recebido pela presidente da Academia Pernambucana de Letras e docente da Pós-Graduação da Faculdade Damas, Prof. Margarida Cantarelli. Foi realizado um tour pelo casarão histórico que sedia a Instituição e o encerramento formal do encontro do ELPIS no Recife. A parte da tarde foi reservada às programações culturais.