Programa Novos Negócios

No texto “Razão e Intuição: Recuperando o Ilógico na Teoria da Decisão Gerencial” de Paulo Roberto Motta, há várias citações de peritos sobre o curso de graduação em Administração. Thomas Peters e Robert McCormack acreditam que essas escolas, em razão de seu enfoque racionalista de buscar justificativas analíticas para todas as decisões, podem deixar seus graduandos perigosamente desencaminhados. Russel Ackoff, renomado professor de uma das mais tradicionais escolas de administração dos Estados Unidos, crê que nessas escolas se adquire poucos conhecimentos e habilidades relevantes. Os graduandos aprendem apenas um vocabulário sofisticado que lhes permite falar com autoridade sobre o que não entendem. Lee Iacocca afirma ainda que eles sabem tudo, mas não entendem nada.

Visando complementar o conhecimento teórico adquirido em disciplina e aproximar a teoria da realidade organizacional, o curso de Administração da Faculdade Damas implantou o Programa Novos Negócios. Neste programa o aluno busca aplicar e aprimorar, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula.

O programa está presente na matriz curricular em 04 disciplinas que estão selecionadas para o desenvolvimento da atividade. O aluno deverá aplicar os assuntos estudados ao cursar tais disciplinas na elaboração de um artigo científico.

Já no 4º período, o aluno começa a cursar disciplinas inseridas no Programa Novos Negócios. A primeira disciplina é Recursos Humanos II, seguida das disciplinas de Marketing II (5º período), Produção II (6º período) e, por fim, Sistema de Informação (7º período). Ao término de cada disciplina o aluno entregará um artigo científico conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) compondo a teoria abordada em sala de aula e a prática (resultado da visita à empresa). Este artigo irá compor parte da nota da segunda avaliação.

As visitas às empresas parceiras serão previamente agendadas pelo professor coordenar do Programa Novos Negócios (PNN). O mesmo deverá acompanhar os discentes as empresas durante toda o período da visita que deverá ser de 1 (uma) hora. Também cabe ao professor coordenador do PNN enviar para as empresas parceiras no final do semestre os artigos das disciplinas construídos pelos alunos e elaborar relatórios com registros das visitas para a coordenação do curso de administração.

Ao cursar as disciplinas específicas, o aluno terá uma consultoria dos respectivos professores que explicarão como aplicar o conhecimento teórico apresentado no projeto. Para isso, o professor envolvido no programa deverá atender ao requisitos:

  • Graduado em Administração com titulação de pós-graduação compatível com a área de conhecimento da disciplina;
  • Ter desenvolvido atividades de consultoria e/ou gestão na área;
  • Apresentar desempenho satisfatório na avaliação realizada pelo corpo discente e pela coordenação.

Os professores que farão parte do Programa Administração Integrada serão orientados para que haja um consenso e uma homogeneidade nas atividades desenvolvidas. Eles participarão de reuniões periódicas para discutir os projetos e explanar aos professores das disciplinas posteriores o que já foi feito em cada projeto. Pensando nisso, a coordenação desenvolverá um instrumento que será o Relatório de Orientação ao Projeto. Tal relatório será preenchido pelo professor para cada projeto orientado. Nele, deverá ser informado como foi conduzido o trabalho e os resultados obtidos em cada disciplina.

O aluno será avaliado periodicamente sobre seu projeto, pelos respectivos professores das disciplinas. Nas disciplinas do Programa Novos Negócios, a ultima avaliação normal terá peso 7 e a parte do projeto relativa àquela disciplina deverá ser entregue no momento desta avaliação e terá peso 3. Assim, o aluno estará progressivamente compondo o seu projeto.

É indispensável que o aluno tenha a visão de integração nas habilidades desenvolvidas. Pensando nisso, foi inserida na estrutura curricular do curso de Administração a disciplina de finalização Novos Negócios, onde o aluno terá a visão interrelacionada e sistêmica das áreas da administração.

 

Disciplinas Participantes

PROGRAMA NOVOS NEGÒCIOS

CréditosC. H. Semestral
Recursos Humanos II0590
Marketing II0590
Produção II0472
Sistemas de Informação Gerencial0472

Contato: Daniel Lins
E-mail: [email protected]
Faculdade Damas
Av. Rui Barbosa, 1426-B Graças – Recife – PE
Fones:(81) 3426.5026/3427.3164
Fax:(81) 3241.7558