Alunos do curso de Direito da Faculdade Damas, que cursam as disciplinas de Execução Penal e Sociologia tiveram, no último dia 16 de novembro uma aula diferente do que estão habituados. Eles receberam de maneira remota, via Google Meet, o Advogado Paulo Wanderlan, que falou sobre a efetividade da lei de execução penal e realidade do sistema prisional local, o evento foi organizado pela Prof. Drª Simone de Sá.
Em 2014, aos 42 anos, o auxiliar administrativo da Empetur, Paulo Wanderlan recebeu o seu diploma do curso superior em Direito, mas o que chama a atenção é que ele decidiu cursar direito após ser liberado da prisão (regime aberto), no ano de 2010. Depois que receber o diploma de bacharel em direito, Paulo pretende fazer uma pós-graduação, tentar a aprovação na sonhada prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conseguir ajudar pessoas presas injustamente.
“Eu quero trabalhar na área criminal, brigar contra as injustiças do Judiciário. É o cara ser preso porque furtou uma caixa de chocolates em uma loja e ir para um lugar daquele. Vai sair pior. Presos que não têm família, condições de pagar advogado, vai lavar cueca dos outros presos, fazer faxina, apanhar e cair no esquecimento do Judiciário. Vai pagar pena e continuar preso. Se ele não entende de lei, é uma pessoa leiga, mofa, entra sadio e sai com enfermidade incurável”, comentou ele.
Confira algumas fotos da palestra: