Notícias

Autores Ucraniano e Russo em debate no Projeto RI e Literatura
Na tarde do último dia 20 de maio aconteceu o primeiro encontro Relações Internacionais e Literatura do semestre letivo 2022.1. Na ocasião, a turma de RI analisou as obras “Contos de Odessa,” de Isaac Bábel, e “Contos de Sabastopol”, de Liev Tolstói, os autores não foram escolhidos ao acaso, eles são de nacionalidades que estão sendo muito noticiadas nos últimos dias, por conta de um conflito armado.
Isaac Emmanuilovich Bábel foi um jonalista e escritor ucraniano que, apesar de ter sido um idealista defensor do marxismo e Lenismo, foi preso, tordurado e executado Grande Expurgo de Stalin e Lev Nikolaevitch Tolstoi, mais conhecido em português como Leão, Leon, Leo ou Liev Tolstói foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores de todos os tempos.
“A escolha dos autores foi pra trazer também à discussão do momento que as duas nações estão passando, tivemos notícias de instituições de ensino no mundo que estavam planejando cursos e aulas sobre os autores russos, mas cancelaram por conta da guerra, que é o que não queremos. A história de Babel, autor ucraniano, tem muito a ver com a situação que a Ucrânia tem vivido no momento também, o nome dele foi apagado de todas as suas obras quando ele foi torturado, não é uma obra que se perdeu no tempo, é uma obra que faz entender o momento atual, esse é um dos motivos de escolhermos essas publicações.”, explicou o Professoror Pedro Soares, que mediou o debate junto aos professores Artemis Holmes e Rodrigo Santiago.