A diplomacia de Joaquim Nabuco

Os alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Direito da Faculdade Damas participaram, na sexta-feira (22), de uma palestra ministrada pelo pesquisador da Fundaj, Humberto França. O estudioso traçou uma radiografia das interferências históricas do abolicionista Joaquim Nabuco na diplomacia brasileira. O evento foi prestigiado pela diretora da Faculdade Damas irmã Mirian Vieira e pelo coordenador do curso de RI Thales Castro.

Profundo conhecedor da vida e obra de Joaquim Nabuco, Humberto França destacou a importância do diplomata e do seu pensamento na política externa brasileira daquele tempo. “As reflexões de Nabuco eram modernas e idealistas. Ele era cético e se alfabetizou em francês”, explicou o pesquisador.

A palestra revelou fatos importantes da vida do abolicionista aos estudantes. “Gostei muito da explicação do pesquisador. Entendi a importância de Nabuco para a diplomacia brasileira”, afirmou a estudante do 1º período de RI, Mabel Domingues.

Palestrante – Humberto França é escritor, articulista e chefe de Projetos Especiais do Museu do Homem do Nordeste. Em abril deste ano, participou de conferência na Universidade de Madison nos Estados Unidos onde falou sobre a influência da diplomacia do abolicionista na América.