Aluno de RI representará o Nordeste na 22ª Youth Assembly da ONU

A 22ª Youth Assembly, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), contará como único representante do Nordeste do Brasil, o aluno Marcone Ribeiro, do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas. Morador do Coque, o jovem desenvolve um projeto de ensino gratuito de inglês aos jovens e adultos da comunidade, iniciativa que o habilitou para ser um dos bolsistas selecionados para o evento que acontece na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA). Apesar da bolsa cobrir hospedagem e passagens, despesas como locomoção e alimentação ficam por conta de Marcone. Ele está promovendo uma vaquinha virtual para quem quiser apoiar possa ajudá-lo a conseguir o valor necessário. A viagem está marcada para esta quarta-feira (8) e irá durar uma semana.

VAKINHA VIRTUAL – AJUDE MARCONE RIBEIRO A IR PARA A ONU

Marcone desde cedo soube o que é vencer fronteiras. Não à toa, durante o ensino médio, o então aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros, no bairro de Afogados, foi um dos selecionados para um intercâmbio de seis meses no Canadá, em 2012, através do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado. Após a volta, o jovem continuou aprimorando o inglês e ingressou na Faculdade Damas, como bolsista do PROUNI. Foi a partir da metade do curso que começou a surgir em Marcone a ideia de desenvolver um projeto que ajudasse as pessoas de alguma maneira. E o inglês, que abriu muitas portas para ele, poderia se transformar também numa ferramenta para os outros.

“Dentro da minha comunidade, eu sei que existem pessoas que assim como eu não tiveram oportunidade ou que precisam apenas de uma oportunidade para se desenvolver. Pessoas com capacidade, pessoas que sonham alto e querem melhorar sua qualidade de vida. Porque não criar esse projeto dentro da minha comunidade? ”, conta o estudante. Em março deste ano, Marcone passou a dividir seu tempo entre a Faculdade, o estágio no Consulado Britânico e o ensino do idioma. Em uma sala cedida por uma creche, em condições modestas, o professor Marcone ensina uma turma com cerca de 20 alunos a dar os primeiros passos na língua inglesa.

O projeto foi inscrito em um programa de bolsas para participar 22ª Youth Assembly, uma conferência que reúne jovens de todo mundo para apresentação, discussão e desenvolvimento de soluções de impacto social, alinhados com a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram quatro etapas, entre submissão do projeto e entrevista, em que o aluno da Faculdade Damas teve que concorrer com mais 90 candidaturas. Marcone ficou com uma das quatro bolsas disponibilizadas, se tornando o único representante da região Nordeste brasileiro na 22ª Youth Assembly.

“Receber essa notícia me fez sentir que estou fazendo a coisa certa. Nunca quis nenhum tipo de reconhecimento, mas essa oportunidade me trouxe uma vontade ainda maior de ampliar meu projeto”, assegura Marcone. Durante a semana que ficará em Nova Iorque, o estudante estará envolvido em atividades como palestras, workshops e debates, com lideranças de 112 países.