Treze alunos do nono período do curso de Direito visitaram a Colônia Penal Feminina do Recife. A atividade faz parte da disciplina de Execução Penal e tem por objetivo conhecer, na prática, o processo de execução penal. O grupo foi recepcionado por três funcionárias da unidade e percorreu a área do refeitório, salas de aula, pátio e berçario.
"A visita tem por finalidade demonstrar a realidade atual do sistema carcerário brasileiro, colaborando, assim, com a formação humanista objetivada pela Faculdade Damas", explica a professora Simone de Sá que acompanhou os estudantes.
A aluna Berta Soares relata suas impressões da visita: "Observei a extrema carência de assistência jurídica das presas, em sua maioria mulheres de baixa renda. Por ser a semana que antecedia o Dia das Mães, havia nas salas de aula muitas homenagens. Chegamos no momento da homenagem e as presas estavam muito emocionadas. Fomos bem recebidas pelas detentas e aplaudidas. Numa das salas, uma detenta falou: 'Não esqueçam de nós quando se formarem!'. Essa frase ecoa até hoje na minha mente", declara.