Notícias

Alunos de RI vivenciam simulação da ONU

Eles pedem a palavra ao presidente da mesa, preparam seus documentos com anotações importantes, erguem as mãos esperando a ordem, se preparam para opinar, entreolham-se, traçam a estratégia e começam o debate. Nessa quarta-feira(18), os alunos do 1º e 2° período do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas vivenciaram no auditório, uma simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Os estudantes representaram 33 países na cúpula, deliberando e negociando ações, aprovando e desaprovando acordos, além de discursar em relação ao seu país. No primeiro momento os embaixadores do Brasil, Estados Unidos, Sudão, Egito, Inglaterra, França e China apresentaram os fatos cotidianos e a história. O presidente foi representado pelo coordenador do curso, Thales Castro, a Co-presidente a professora Jeanete Magalhães Viegas e o Vice-presidente o professor Antonio Henrique Lucena.

Diante dessa experiência, Anderson Patrício aluno do 1º período de RI, ficou surpreso com o resultado da simulação. "Participar de uma atividade como essa me monstrou na prática o que queremos para o nosso futuro. Conhecemos melhor o país quando temos que defendê-lo e vemos como a mídia interfere e influencia na cultura do lugar. Depois que estudamos, aprimoramos e desenvolvemos as técnicas diplomáticas. É enriquecedor e transformador", completa.

Os temas abordados foram A Crise Migratória dos refugiados e a Inclusão Social e Medidas de promoção de Paz e das Seguranças Internacionais. A atividade faz parte da disciplina no curso de Relações Internacionais onde os alunos conhecem a atuação do internacionalista na diplomacia.