Notícias

Alunos egressos da Faculdade Damas participam da mostra RioMar Casa 2021

 

Profissionais e amantes de Arquitetura, Design e Decoração estiveram reunidos no evento RioMar Casa 2021, entre eles estão arquitetos, hoje donos e sócios dos próprios escritórios, que já passaram pelas nossas salas de aula.

Elza Freire, sócia fundadora do escritório Vilar Freire Arquitetura e Ergonomia e Igor Santos, sócio-diretor do Morais Amaral Arquitetura conhecem bem a nossa Instituição, eles iniciaram suas vidas profissionais com o auxílio da Faculdade Damas. Os arquitetos falaram um pouco sobre suas experiências pós faculdade e projetos para o evento.

Elza, começou sua vida de estudante no Colégio Damas, depois fez sua primeira graduação em outra instituição de ensino superior, seguida de um mestrado, até se encontrar na Arquitetura, foi aí que ela conheceu a Faculdade Damas, em um estágio, conheceu sua atual parceira de trabalho e estão inseparáveis no sucesso profissional.

“Minha trajetória é bem interessante, eu tenho outra formação e não exerci ela profissionalmente, já fiz também um mestrado e depois fui para a minha área de interesse, neste momento é que eu entrei na Faculdade, eu já conhecia o Colégio, por ter estudado lá, aí me encantei pela organização, os professores muito bons, a coordenação maravilhosa, desde então, me achei e fui fazer minha segunda graduação que foi em Arquitetura e Urbanismo, conheci minha sócia enquanto estagiava na prefeitura de Jaboatão, depois de formada recebi o convite dela para montarmos a sociedade, até hoje estamos juntas com nossos projetos.”, contou ela.

Para a mostra, o escritório de Elza trouxe o ambiente Garage Office, que transformou o ambiente sempre escanteado da casa em sala de reuniões e escritório, tudo de maneira confortável, para utilizar os espaços da melhor maneira possível.

“Aqui nós montamos o exemplo do escritório de uma mulher, amante de carros, arte e decoração, conseguimos unir tudo em um só lugar, mostrando que a pandemia trouxe a possibilidade de trabalho em outras plataformas e ambientes com conforto, tornando o espaço agradável e aproveitando a própria casa. Aqui ela pode receber amigos, estagiários, sócios, clientes, realizar reuniões, etc.”, explicou a arquiteta que falou também o que acha sobre esse tipo de evento.

“O evento é importante porque movimenta a Cidade, profissionais e estudantes, além de ser importante para que eles vão se envolvendo e fazendo o tão sonhado network, além de trazer um pouco mais de arte, que é sempre bom, é cultura.”, comentou.

 

 

Já o arquiteto Igor Santos se envolveu um pouco mais no evento, o escritório no qual ele é sócio é responsável pela organização do evento a 4 anos e conta que a atual edição tem tido muito êxito de público e de adesão de empresas da área.

“O Riomar Casa tem 8 anos, não tivemos o ano passado, então trouxemos para esse ano a 8ª edição que está sendo um sucesso, o que era esperado por conta da pandemia e por termos passado quase dois anos sem evento presencial algum da área. Ele foi criado pela empresa Carlota Comunicação, o meu escritório está junto com eles a 4 anos no desenvolvimento do masterplan, que é a disposição dos espaços e contato com os componentes, a gente desenvolve e eles ficam com toda parte de mídia e divulgação. A cada ano o evento cresce um pouco mais, este ano temos 46 ambientes, sempre há uma renovação de escritórios e também existem aqueles que já participam a um tempo conosco.”, destacou Igor. Ele falou também um pouco sobre o que tem apresentado na Mostra.

“Meu escritório, esse ano, montou dois espaços, um é o Quintal Corporativo, junto com o B3 Engenharia, um ambiente que trouxe estações de trabalho em uma área mais despojada e externa, com móveis onde cada um possa trabalhar informalmente, com local de natureza, árvore central, aconchegante e descontraído que trazemos pra esse novo conceito de escritório. O outro espaço é feito em parceria com a Iquine, que contém uma arquibancada onde acontecem palestras, falamos sempre de tendências, texturas, cores, etc.”, contou ele.

Para Igor a Mostra tem sua importância para os profissionais já gabaritados, mas também para estudantes e profissionais que estão se formando, pois é uma chance enorme de divulgação pra futuros clientes e parcerias com outros arquitetos e empresas.

“Pra arquitetura em geral, o evento é importante porque todos encontram novos conceitos, novas parceiras, pra quem está estudando vir aqui, ver os detalhes, novos lançamentos, materiais, mobiliários, acompanhar de perto projetos, é excelente, agora pra quem tá se formando, a gente fala que é muito válido estar aqui dentro, é a chance de mostrar o trabalho de maneira mais rápida ao fluxo gigante do shopping, participar de palestras diárias. Conhecer os escritórios gerar o network, é muito válido.”, frisou.

Ele falou um pouco sobre sua trajetória profissional, que foi de estagiário a sócio logo que recebeu seu diploma nas mãos, o sucesso vem provando que os sócios fizeram uma excelente escolha.

“Eu me formei em 2014, era estagiário do escritório e quando estava pra me formar meus antigos chefes me chamaram pra ser sócio deles, hoje nós somos parceiros de trabalho, estamos juntos a 7 anos, foi uma evolução constante e uma união de forças pra fazer acontecer, com cada um plantando a semente estamos atendendo o Brasil inteiro, temos projetos em São Paulo, Belo Horizonte, Goiás e no Nordeste quase todo, cada dia uma conquista.” comemorou.

 

 

Quando questionados sobre o que teriam pra falar sobre a Faculdade Damas, ambos foram categóricos em dizer que se encantaram pela maneira que eram tratados na Instituição e não pouparam elogios e agradecimentos aos professores.

“Recomendo muito a Faculdade, por conta dos bons profissionais e o bom curso que oferecem, sempre acolhem os alunos com atendimento individualizado e sem barreiras.
Eu só tenho a agradecer às minhas professoras, que foram maravilhosas, Ana Ramalho, Gisele Carvalho e Mércia Carrera, todos excelentes profissionais, eu só tenho a agradecer!”, falou Elza.

“Na Faculdade eu aprendi muito, é uma instituição que trata a gente diferente, uma atenção individual, uma turma menor, é muito válido pra o estudante. Agradeço muito e admiro muito Mércia Carrera, que foi minha orientadora, aprendi demais com ela, e a todos os professores, Paulo Diniz, Ana Ramalho, admiro bastante o trabalho deles.”, disse Igor. Eles ainda deixaram conselhos aos futuros colegas de trabalho.

“Para os alunos que estão começando a descoberta do mundo profissional de Arquitetura, indico que eles tenham compromisso com o que está acontecendo, que vivam a arquitetura, que estagiem em escritórios, não importa a área, pra conhecerem o mundo dos profissionais e das áreas, que se empenhem com compromisso, é isso que faz a diferença.”, aconselhou a arquiteta.

“Tem que focar não só em aprender as cadeiras e ir pra casa, a convivência trazia também o conhecimento e o amadurecimento, a Faculdade passava isso pra mim, não só receber tem que criar, compartilhar e desenvolver. Eu sempre falo que a gente tem que ter foco e amar o que faz, acho que dinheiro é a consequência, você tem que trabalhar pra ter o retorno, não é algo que surge do nada, é com esforço, então, usufruam do espaço, usufruam dos professores, não esperem chegar até vocês, criem e cobrem também, não foquem apenas na carga horária, mas tenham participação, arquitetura é isso, ir buscar os detalhes, é muita coisa pra aprender, então foquem, sejam presentes.”, recomendou Igor.

A Mostra RioMar Casa iniciou no dia 26 de agosto e vai até o dia 26 de setembro, no Piso L3 do Shopping RioMar, no Bairro do Pina, no Recife. O evento é um passeio pelo décor, moda, gastronomia, veículos, imóveis, tecnologia, hotelaria e muito mais. São 46 projetos modelo de ambientes como adegas, bares, varandas gourmet, cozinhas, e cafés e pode ser visitada no horário de funcionamento do centro comercial.