Alunos Egressos de Arquitetura e Urbanismo expõem ambiente na CASACOR Pernambuco

A 24ª edição da CASACOR Pernambuco acontece até o dia 05 de dezembro, no Pavilhão externo do Shopping Center Recife, em Boa Viagem. São 22 ambientes projetados por 28 profissionais em uma área de 2.000 m², entre os Arquitetos participantes desse ano o destaque vai para o Escritório Dubeux e Vasconcelos, formado por dois alunos egressos da Faculdade Damas, Luis Dubeux e João Vasconcelos, que, além de exporem no evento, são a capa do anuário do Projeto.

O Ambiente – “Estar Quies Coral” é um projeto que carrega a essência de um convite à calma. Por isso o nome quies, quietude em latim. É composto de ambientes com multifuncionalidade, o espaço traz um morar despretensiosamente contemporâneo.

“Nosso espaço da CasaCor está muito conectado com o morar contemporâneo, é um espaço polivalente que abraça diversos usos, temos um ambiente com 70 metros quadrados que tem múltiplas funções, a começar por um hall de entrada, com escritório, com adega, lavabo, com sala de jantar, sala de estar, uma cozinha gourmet, esses ambientes formam o morar contemporâneo, você receber bem, estar acompanhado dos amigos, todos os seus itens de memória afetiva, que são a nossa história, o que se leva da vida que a gente vai carregando ao longo da vida, então trazer esses itens, trazer essas histórias para dentro de casa é uma grande um grande mote que nós trouxemos pra o ambiente” Explicaram os profissionais.

Faça um Tour virtual no espaço CLICANDO AQUI

Ao serem questionados sobre como foi a caminhada até aquele momento os Arquitetos contaram que nem sempre foi fácil, mas que o tempo na Faculdade é primordial para alcançar o sucesso, pesquisar, ler e persistir estão entre as dicas deles para os futuros profissionais da área.

“Eu e meu sócio João, somos ex-alunos da Faculdade Damas, a qual temos muito orgulho em falar, visto que temos uma trajetória de muito trabalho e muita pesquisa. Nós nunca fechamos os olhos para os desafios que apareceram ao longo da nossa profissão, desafios estes que nos fizeram chegar aqui hoje, na nossa sexta participação na Casa Cor, esse ano, somos a capa do anuário do evento, então tem um brilho especial, nosso “Estar Quiés Coral” é um espaço que fala de calma, de leveza, que quietude e um momento de muita paz e reflexão, que é tudo que as pessoas querem no pós pandemia, então a gente trouxe um ambiente calmo e tranquilo, que as pessoas conseguissem relaxar, descansar, se desconectar então esse o conceito. A dica que eu trago é para vocês não desistirem, lutarem, pesquisarem em busca do conhecimento e com certeza vocês vão chegar em um resultado de muita alegria e muitas conquistas.” Comentou Luis.

“Eu acho que é importantíssimo falar sobre o que nos motiva a fazer Arquitetura, essa motivação é o que vai nos levar e nos colocar no mercado de trabalho de uma forma mais eficaz, de maior sucesso, então, no meu caso, eu sempre fui um curioso nato, eu ia para uma livraria procurar livros de Arquitetura, livros de arte, então eu acho que esse interesse genuíno é o que nos leva para patamares bastante altos na profissão. O caminho a ser trilhado é um caminho de busca do conhecimento, sempre se aperfeiçoando, não só tecnicamente, mas conhecer o mundo ter bagagem cultural, ler livros, revista de arte, cultura e gastronomia tudo isso forma um leque de conceitos, de ideias que a nos ajuda muito a encarar a profissão, fazer projetos, a criação tem muito isso. Acho que o foco principal é esse ter interesse, correr atrás e ter também persistência.” Concluiu João.

A CASACOR chegou a Pernambuco em 1996. De lá para cá, são vinte e quatro edições, e algumas cidades sede: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Em 2016, sob nova direção, trouxe de volta alguns nomes da arquitetura e do design de interiores locais e também antigos parceiros.

Em 2020, o Janelas CASACOR ocorreu em 14 pontos de destaque da cidade, como Marco Zero, Avenida Boa Viagem, Parque Dona Lindu e Rua da Aurora. Também estiveram presentes em comunidades de interesse social como Entra Apulso e Brasília Teimosa, e estimularam a navegabilidade do Rio Capibaribe ao posicioná-los de forma estratégica.

Para mais informações, acesse o site do evento CLICANDO AQUI.

Confira algumas imagens do espaço Estar Quies Coral do escritório Dubeux e Vasconcelos: