Notícias

Cidade da Copa: coordenadora participa de planejamento

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, Maria do Carmo Braga, é uma das profissionais de arquitetura responsável pelo plano diretor desenvolvido para o município de São Lourenço da Mata na Região Metropolitana do Recife, uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 . O trabalho consiste no planejamento do espaço urbano da cidade e regiões vizinhas para receber torcedores de vários países durante as competições.

Maria do Carmo Braga, que também é arquiteta da Agência Condepe/Fidem, coordena o novo plano Oeste Metropolitano, que desenvolve ações de expansão do Grande Recife rumo ao Oeste. O estádio que receberá jogos da Copa do Mundo em 2014 é o epicentro deste movimento – numa área que une Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Mais do que o estádio, está prevista a construção de um bairro inteiro (Cidade da Copa) com 9 mil moradias entre às margens da rodovia BR-408 e do Rio Capibaribe.

“É um trabalho cuidadoso. A idéia é ordenar um espaço, pouco explorado até agora, para receber um potencial de público nunca antes visto. Para isso, é necessário um planejamento urbano adequado que vai oferecer benefícios extraordinários mesmo depois do final da Copa do Mundo”, explica Maria do Carmo Braga. Segundo a coordenadora, o projeto inclui a construção de novas estradas, moradias e a arena para 46 mil pessoas.

O orçamento previsto é R$ 1,593 bilhão, sendo R$ 500 milhões destinados somente à construção do estádio. O dinheiro é de parcerias público-privadas.

Fonte: Diário de Pernambuco¬¬ Site da Prefeitura de São Lourenço da Mata.