Conceito ALTO: Faculdade Damas entre as melhores IES do Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Das mais de 150 Instituições de Ensino Superior de Pernambuco, apenas 12 conquistaram o índice ALTO, entre elas está a Faculdade Damas, destacando-se no ranking das melhores IES do Brasil .

A Faculdade Damas recebeu nota 4 por se destacar em todos os quesitos avaliados pelo Inep. Para a Coordenadora de Graduação, Nádia Novena, a manutenção na faixa 4 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), fortalece a posição da faculdade em um grupo de excelência de Instituições de Ensino do Brasil.

“Esta nota alta reflete o avanço da instituição nos critérios que compõem este processo avaliativo como os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, a evolução do aluno, comparando a nota do Enem com a nota do Enade, dentre outros critérios”, explica Nádia.

Ela ainda reforça que a pontuação expressa o engajamento de todos que fazem a Faculdade Damas: estudantes, docentes e técnicos, com a excelência acadêmica e com a qualidade da formação profissional oferecida.

“O Carisma de Madre Agathe – “sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”, referência básica de nossas práticas educativas, se fortalece com a nossa missão cotidiana de educar a juventude”, expressa a coordenadora.

Indicadores avaliados

Os indicadores são ligados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado em outubro de 2023. Entre eles estão o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que classifica as graduações em uma escala de qualidade que vai de 1 a 5 e é baseado na nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui à cada curso de pós-graduação da instituição e a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Já o CPC agrega outros fatores para composição a nota, por exemplo, é avaliado a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, a percepção do estudante sobre o curso que fez resulta e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede a evolução do aluno comparando a nota dele do Enem com a do Enade, além da nota do próprio Enade.