Notícias

Coordenador de RI analisa Venezuela no Diário de Pernambuco

O Diário de Pernambuco publicou, na quinta-feira (12), reportagem sobre a polêmica entrada da Venezuela no Mercosul como integrante plena. O coordenador de Relações Internacionais da Faculdade Damas, Thales Catrso, foi ouvido e analisou as consequências dessa decisão.

“Primeiramente: qualquer admissão de um país no Mercosul precisa da aprovação de todos os seus membros e, mesmo suspenso, o Paraguai não pode perder o direito ao voto. Segundo: o impeachment de Fernando Lugo foi realmente súbito, mas pelo que foi verificado até agora, não há provas de que o fato foi anticonstitucional”, analisou o professor na matéria.

A reportagem também apresentou as consequências na economia de Pernambuco com a adesão da Venezuela. “O maior ganho com certeza será da Refinaria Abreu e Lima, que até agora está sendo tocada unicamente com recursos da Petrobras. Ninguém viu os 40% que a PDVSA, que é a companhia estatal de petróleo da Venezuela, deveria investir aqui. Mas agora a Venezuela pode se sentir mais incluída e isso pode incentivá-la a investir na refinaria. Além disso, quando um país ingressa no Mercosul, ele tem compromissos com o grupo e precisa fazer concessões”, avaliou Castro.

O texto completo está disponível na versão para assinantes no Portal Pernambuco.com.