Curso de RI simula reunião do Conselho de Segurança da ONU

Os alunos de Relações Internacionais da Faculdade Damas participaram, em 26 de novembro, de uma atividade original. Foi feita uma reunião simulada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), com “representantes” de todos os 15 países-membros. O objetivo foi proporcionar aos estudantes a vivência prática do funcionamento do Conselho, órgão da ONU que trata das questões relativas à paz mundial.

A reunião, aberta ao público, foi simulada no auditório da Faculdade. Após a saudação inicial da diretora-geral Maria Arcione Vieira e da coordenadora de Relações Internacionais, Maria do Carmo Brandão, o professor Thales Castro iniciou a reunião. O primeiro passo foi a chamada nominal de cada país, que se apresentou e colocou em pauta as respectivas moções. O rito foi igual ao aplicado no Conselho, inclusive com uma reprodução, doada pela própria ONU, do painel existente na sala de reuniões. A parte final foram as votações dos temas em pauta.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão das Nações Unidas com responsabilidades sobre a segurança mundial e poderes de autorizar intervenções militares. Todos os conflitos e crises políticas do mundo são tratados pelo Conselho, composto por 5 membros permanentes com direito de veto (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e República Popular da China), além de 10 membros rotativos, que têm mandatos de 2 anos. O Brasil já participou nove vezes, sendo a última de 2004 a 2005.