Democracia e Conflito Social são temas de curso de extensão da Faculdade Damas

O presente Curso de Extensão tem um caráter aberto, democrático. Ele pretende abranger diferentes áreas do conhecimento nas quais, estudantes que têm preocupações e sobretudo questionamentos com diferentes áreas do saber, tais como: a filosofia, e suas conexões com temas e problemas de natureza jurídica, sócio-política, econômica, etc., a partir de uma abordagem de natureza interdisciplinar.

O Professor Frederic Kellogg é uma figura mundialmente conhecida no universo acadêmico, em particular, na comunidade intelectual e jurídica pernambucana. Professor da Universidade de Washington nos EU, recebeu, inclusive, da Fulbright Foundation uma Senior Fellowship, Bolsa acadêmica e de pesquisa de qualificação internacional, para dar continuidade às suas pesquisas. No Recife, que já visitou várias vezes, foi incorporado ao Programa de Pós-Graduação da UFPe na condição de Visiting Scholar e, até hoje colabora com os cursos de Graduação e de Mestrado da Faculdade Damas da Instrução Cristã. Participou, e ainda participa desde 2010, dos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo Filosófico e Jurídico, promovidos pelo Instituto George Browne – IGB, com o apoio de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa, nacionais e internacionais.

A iniciativa do professor Kellogg com o curso, promovido pela Faculdade Damas da Instrução Cristã, volta-se a condensar anos de alta reflexão, inaugurando no IGB a primeira George Browne Lecture.

“Nosso propósito é de propiciar aos estudantes uma experiência transdisciplinar, através da qual lhes seja facultado desenvolver uma melhor compreensão acerca da sua própria área do conhecimento, bem como dos elos que interligam os diferentes saberes científicos, sociais e humanísticos, numa linha de continuidade e interação que entrelaça e conecta as diferentes dimensões do universo científico, literários e humano, à primeira vista, aparentemente inconciliáveis.” explicou.

O curso é intitulado “Democracy and Social Conflict: how we govern ourselves between elections”, e tem por escopo refletir sobre os fundamentos da experiência democrática, seus entraves, suas relações com a questão do conflito social, e sobretudo apresentar uma nova forma interdisciplinar de considerar os conflitos em uma comunidade democrática.

É especialmente direcionado a estudantes de graduação e de pós-graduação, sobretudo aqueles que se sentem como que acorrentados aos dogmatismos que, não raro, estigmatizam as suas respectivas opções acadêmicas, sem abrirem espaço mais aberto para as fascinantes aventuras no universo de saberes mais amplos, mais ricos e, porque não dizer, mais profundos. Todavia, isso não implica que o curso seja vedado a estudantes do ensino médio, nem tampouco àqueles que são, digamos assim, autodidatas e que se interessem por assuntos dessa natureza. As aulas serão ministradas no idioma inglês, via online. Entretanto, para facilitar as barreiras linguísticas que, não raro, inibem os participantes, o curso contará com monitores acadêmicos que se encarregarão de fazer tradução de textos na língua pátria, bem como, sínteses das conferências ministradas. Apesar do obstáculo linguístico, o qual certamente será numa considerável medida superado, há, ainda, um outro aspecto que deve ser considerado, a saber: a excelente oportunidade de iniciar uma familiarização com um idioma cuja importância para a vida acadêmica e profissional é inquestionável.

A inscrição é gratuita, pode ser realizada CLICANDO AQUI e os certificados serão expedidos pela Faculdade Damas da Instrução Cristã ao final do Curso. As matrículas estarão abertas até o dia 18 de setembro. Serão nove encontros realizados às segundas-feiras, 10:00h, via link enviado aos matriculados que deverão estar atentos aos formulários de presença compartilhados em cada encontro,, nas seguintes datas:

PRIMEIRA CONFERÊNCIA – 1) 20.09 – https://youtu.be/VygxSH7EfCk;

SEGUNDA CONFERÊNCIA – 2) 27.09;

TERCEIRA CONFERÊNCIA – 3) 04.10;

QUARTA CONFERÊNCIA – 4) 11.10;

QUINTA CONFERÊNCIA – 5) 18.10;

SEXTA CONFERÊNCIA – 6) 25.10;

SÉTIMA CONFERÊNCIA – 7) 01.11;

OITAVA CONFERÊNCIA – 8) 08.11;

NONA CONFERÊNCIA – 9) 22.11.