Egresso de RI se destaca em seleção de mestrado da UFPE

O egresso Victor Tavares Barbosa, do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, obteve posição de destaque na última seleção do Programa de Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco para o ano de 2019. O ex-aluno da Faculdade Damas ficou com a maior nota final dentre os candidatos que participaram da seleção, que teve resultado divulgado em setembro.

Victor se formou no semestre 2018.1 e recentemente despertou o interesse de seguir propriamente a carreira acadêmica. A oportunidade apareceu em julho deste ano, quando o edital para o processo seletivo da UFPE foi lançado.

“O edital saiu em julho e o processo seletivo começou um mês depois. Foram três etapas. A primeira, uma prova escrita referente à bibliografia proposta e outra de proficiência em inglês. A outra foi a defesa do pré-projeto. E por último, a terceira, foi uma análise do currículo lattes”, conta o egresso. Seu pré-projeto aborda as “Relações sino-africanas e o envolvimento chinês no setor agrícola moçambicano: possibilidades e consequências”.

O futuro mestrando também avalia como os conhecimentos adquiridos na Faculdade lhe auxiliaram durante a seleção. “Muita coisa da bibliografia, da questão de relações internacionais, da prova escrita eu já tinha visto na graduação. Então não foi nenhuma surpresa. A linha de pesquisa de Política Internacional também conversa muito com o que aprendemos na Damas”, explica.

Receber a maior nota no final veio para coroar o esforço de Victor durante todo o processo de seleção. “A sensação foi de dever cumprindo e orgulho”, assume o egresso.