Notícias

Especialista em preservação faz palestra na Faculdade

A arquiteta Briane Panitz Bicca profere palestra, nesta quinta-feira (21), na Faculdade Damas, com o tema Reflexões sobre a Preservação das Cidades Modernistas: Brasília e Chandigarh. A apresentação é aberta ao público e será às 19h, como aula inaugural dos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-Graduação em Intervenções em Áreas Históricas.

Além da palestra, Briane também ministrará, na sexta e no sábado, a disciplina Metodologia de Intervenção Urbana, dentro da Pós-Graduação em Intervenções em Áreas Históricas. As inscrições estão abertas para quem quiser cursar a disciplina de forma isolada, recebendo certificado de Extensão.

Briane Panitz Bicca é especialista em preservação do patrimônio pelo ICCROM de Roma e doutora pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble, na França. Coordenou o dossiê para inscrição de Brasília como Patrimônio da Humanidade. Foi convidada para participar de uma reunião promovida pela Unesco em Chandigarh (Índia) em dezembro de 2007, para discussão do processo de reconhecimento daquela cidade como Patrimônio da Humanidade.

Durante 9 anos, foi coordenadora de Cultura do escritório da Unesco no Brasil. Desde 2001 é responsável pelo Programa Monumenta em Porto Alegre. Como assessora da presidência do Iphan, orientou ações e planos de preservação de várias cidades históricas do Brasil.