Evento aberto ao público apresenta a Cidade da Copa

Desde que a Fifa anunciou São Lourenço da Mata como uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, a expectativa tomou conta dos pernambucanos. Logo em seguida, começaram os questionamentos. Como será a Cidade da Copa? Quais os impactos do um investimento milionário para a região? De onde vêm os recursos destinados à construção da nova cidade? Essas e outras questões serão respondidas, em evento aberto ao público, pelo arquiteto urbanista Zeca Brandão, responsável pelo projeto de urbanização, que estará acompanhado de outros palestrantes. O evento será no próximo dia 26 de agosto, às 19h, no auditório da Faculdade Damas e a entrada é franca.

Segundo Zeca Brandão, estão previstos mais de R$ 1 bilhão e 500 mil para adaptar a cidade ao evento esportivo. O projeto é resultado de uma Parceria Público Privada (PPP) e além de abrir centenas de portas de emprego, também vai garantir desenvolvimento para o município de São Lourenço da Mata e cidades próximas como Camaragibe, Moreno e a capital Recife. “A escolha dessa área foi estratégica. A reforma dos estádios já existentes em Pernambuco para atender às exigências da Fifa não seria vantajosa. A construção de uma nova arena vai garantir benefícios permanentes para a região e desenvolver a área Oeste do Recife”, garante Brandão.

No evento, o secretário de Turismo de Pernambuco Sílvio Costa Filho irá abordar os impactos do empreendimento para o Estado sob o ponto de vista turístico. O geógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco Jan Bitoun vai levantar as questões geográficas das construções, o professor Luis De La Mora explica a repercussão social da Cidade da Copa e Aldemir do Vale, da Consultoria Econômica e Planejamento do Estado, fará um levantamento econômico do projeto.

Lançamento – Na ocasião, haverá o lançamento do livro A lógica da gestão do patrimônio e a dinâmica espacial da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas Maria do Carmo Braga. O título é resultado dos estudos da autora para defesa da tese de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco.

Serviço:
Cidade da Copa: visões interdisciplinares
26 de agosto de 2009, às 19h.
Faculdade Damas
Entrada Franca