10 Maio

Projeto Relações Internacionais e Literatura

No próximo dia 10/05, a partir das 16h30 o Projeto Relações Internacionais e Literatura realiza o primeiro encontro do semestre letivo 2022.1. As obras analisadas da vez serão “Contos de Odessa,” de Isaac Bábel e “Contos de Sabastopol”, de Liev Tolstói. Alunos de todos os cursos podem participar da atividade, que será realizada na sala 07.

Contos de Odessa – No alvorecer do século XX, Odessa, na Ucrânia, era uma dessas cidades que, como Paris e Nova York, atraíam todo mundo: comerciantes do Leste, marujos, minorias, estudantes, bandidagem. A cidade portuária fervilhava; os jornais estampavam notícias sensacionalistas e a população se amontoava em cortiços. O sublime e o grotesco apareciam em um simples passeio pelas ruas. É este mundo que vem à tona nos contos de Isaac Bábel. Em uma prosa sintética e cortante, o escritor – que renovou a narrativa curta – captura a vida da cidade, com foco na comunidade judaica. Como em um filme de Tarantino, figuras violentas e burlescas de ladrões e mafiosos cômicos aparecem registradas de maneira quase jornalística.

Contos de Sebastopol – O livro reúne, pela primeira vez em português, três relatos escritos por Tolstói durante a Guerra da Crimeia (1854-55). O escritor, que foi segundo-tenente num regimento de artilharia, reconta com minúcias vários episódios ocorridos durante o sangrento cerco à capital da Crimeia. O livro faz uma crítica contundente da guerra. Mas também narra as ambiguidades de soldados e oficiais diante das atrocidades, incluindo o embate entre o desejo de escapar de situações-limite e o anseio por condecorações e glória. Do sangue e das cinzas da cidade nascia um dos maiores escritores da literatura mundial.