Faculdade Damas pesquisa patrimônio imaterial no Recife

Alunos e professores da Faculdade Damas estão iniciando um levantamento do patrimônio imaterial da Região Metropolitana do Recife (RMR). Coordenada pelas professoras Maria do Carmo Tinoco Brandão e Susan Lewis, a pesquisa envolve alunos do curso de Relações Internacionais e pretende mapear manifestações como dança, música, artes, culinárias, ofícios e festividades, construindo um inventário digital para ficar à disposição da sociedade.

O objetivo é resgatar a memória coletiva da RMR, relacionada à memória popular, cultura tradicional e folclore, englobados conceitualmente como patrimônio imaterial. Possíveis áreas concentradoras de tradições específicas serão investigadas. A partir da pesquisa, será criado um banco de dados digitalizado.

O trabalho será desenvolvido a partir da metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), de Antonio Augusto Arantes, no qual constarão itens como Localização, Descrição e Formação Histórica e Cultural das localidades. Os bens culturais a serem inventariados incluem Celebrações, Formas de Expressão, Ofícios e Modos de Fazer, Lugares e Edificações.

A coleta de dados será realizada pelos alunos de iniciação científica de Relações Internacionais, sob a supervisão das docentes responsáveis pela pesquisa.