Faculdade Damas promove debates e palestras na Livraria Cultura

A Semana Cultural Faculdade Damas acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Auditório da Livraria Cultura (Paço Alfândega, Bairro do Recife), para estimular a reflexão crítica sobre as áreas de conhecimento dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade: Arquitetura e Urbanismo, Direito e Relações Internacionais. A programação inclui mesas redondas, debates e palestras. O evento é aberto ao público e a programação começa sempre às 19h.

Na quarta-feira (17), o desembargador federal Francisco Queiroz Bezerra Cavalcanti (doutor em Direito pela Universidade de Lisboa e professor da Faculdade Damas) profere a palestra “Direito e as Agências Reguladoras no Brasil: Dez Anos de Enganos”. O magistrado examinará a atuação de agências como a Aneel, Anatel e Anac, destacando suas incongruências e ressaltando a necessidade de aprimorar seu funcionamento. Tema atual, especialmente em tempos de crise aérea.

No dia 18, haverá mesa redonda com o tema “Seguranças e Inseguranças na Sociedade Contemporânea”. Os palestrantes serão Thales Castro (doutor em Ciência Política pela UFPE e professor da Faculdade Damas) e Luís Emanuel Barbosa (mestre em Direito Internacional), que focarão, respectivamente, o Conselho de Segurança da ONU e o Tribunal Penal Internacional. Participa como debatedora a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, Maria do Carmo Brandão, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).

Já na sexta (19), a mesa redonda “Valorização Econômica de Bens Culturais: o Caso do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda” discutirá a preservação do patrimônio histórico e cultural através da valorização econômica. O foco será o Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda, Plano que pretende revitalizar a área entre o Sítio Histórico de Olinda até o Parque dos Manguezais, no Pina. Os palestrantes serão o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe, e os arquitetos Zeca Brandão e César Barros, que coordenam o Plano no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife, respectivamente. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, Natália Vieira, doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, será a debatedora.

Exposição – Também serão expostos cinco conjuntos de trabalhos realizados pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos foram realizados nas disciplinas de História das Artes, Projeto de Arquitetura I e Estética, Geometria Descritiva e Matemática Aplicada. Cada um vem acompanhado de cartaz explicativo, permitindo o entendimento dos trabalhos no contexto em que foram realizados. Através deste conjunto de trabalhos, é possível perceber a proposta pedagógica diferenciada que vem sendo desenvolvida pelo curso da Faculdade Damas.