Família Damas tem reencontro especial no último Café Teológico

O JORNALISTA GABRIEL MARQUIM E A PUBLICITÁRIA E ESCRITORA CLARICE FREIRE, EX-ALUNOS DO COLÉGIO DAMAS, CONVERSARAM SOBRE A TEMÁTICA

A Família Damas teve um reencontro especial na edição deste semestre do Café Teológico. O jornalista Gabriel Marquim e a publicitária e escritora Clarice Freire, ex-alunos do Colégio Damas, foram os convidados da noite para conversar sobre a temática “Uma nova espiritualidade: o outro”. Eles integram a Comunidade dos Viventes, grupo católico que reúne homens e mulheres, de todas as idades, profissões e estilos, empenhados em “amar até o extremo” (Jo 13) e ter uma vivência plena do Evangelho, interessando-se por cada um que passa ao seu lado. O evento aconteceu no Auditório Ir. Miriam Vieira e foi acompanhado por alunos de todos os cursos Faculdade Damas.

O bate papo, conduzido pelo professor Aerton Carvalho, foi um momento dos convidados remorarem como olhar através do outro foi transformador na busca por uma religiosidade, de fato, altruísta. Clarisse Freire, reconhecida em todo País por seus textos e ilustrações do livro Pó de Lua,  lembrou como o encontro com Gabriel Marquim, fundador da Comunidade dos Viventes, despertou nela uma espiritualidade até então desconhecida. “Através do que vi no outro, eu vi algo que é para mim. Deus é tão perfeito que ensina que, por meio do outro, você encontra seu caminho”, contou ao lembrar de suas primeiras ações junto a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Gabriel Marquim endossou as palavras da amiga. “Quando falamos em espiritualidade , nós, cristãos, temos que entender que para chegar a Deus temos que necessariamento passar pelo outro”, pontuou. Em outubro do ano passado, uma das iniciativas da Comunidade dos Viventes, o Projeto Vincular, levou Gabriel à Roma para participar do Vatican Youth Symposium. O jornalista foi o único representante brasileiro no evento realizado em parceria pela Organização das Nações Unidas (ONU), The Pontifical Academy of Sciences e o Vaticano, e que tem como propósito discutir os objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG’s da ONU) com as lideranças jovens do mundo em iniciativas sociais.

Iniciado em 2012, o Projeto Vincular trabalha no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social e hoje está presente em cidades como Recife, Maceió, Petrolina e São Paulo. No ano passado, uma campanha de arrecadação para a construção de um restaurante popular para moradores de rua no Recife, a Casa Vincular, ganhou repercussão nacional, com a participação voluntária da atriz Isabelle Drummond no vídeo da campanha. Em três meses, foram conseguidos os R$ 140 mil necessários para a construção do espaço que oferecerá almoços pelo preço simbólico de R$ 3,00.

Ao final do Café Teológico, a diretora da Faculdade Damas, Ir. Miriam Vieira, agradeceu a vinda dos convidados e os parabenizou pelo trabalho. “Estamos muito felizes, por ver  vocês e outros ex-alunos incorporando o espírito Duc in Altum, mergulhando para águas mais profundas”, enalteceu a diretora.