Os desafios da gestão Obama na visão de Bruce Miroff

O segundo semestre para o alunos do curso de Relações Internacionais não poderia ter começado melhor. Na quarta-feira (05), a Faculdade Damas recebeu o professor adjunto de ciências políticas da Universidade Estadual de Nova Iorque, Bruce Miroff, que proferiu palestra acerca dos desafios da gestão Obama. O evento, realizado no auditório da Faculdade, também contou com a presença do cônsul interino dos EUA no Recife.

O coordenador de Relações Internacionais Thales Castro e a diretora da Faculdade irmã Miriam Vieira abriram a palestra. Bruce Miroff começou fazendo uma comparação entre o governo Bush e a administração Obama. Para o estudioso, a principal diferença entre o atual presidente e o seu antecessor é a política externa. “Os Estados Unidos precisam respeitar mais a política externa das outras nações. Obama representa essa ideia de mudança”, acredita o professor.

O estudioso também falou da relação dos EUA com os países da América Latina e destacou o estreitamento das relações da maior potência mundial com o Brasil. “Não lembro de outra época em que o Brasil foi tão importante para os EUA como agora, na era Obama”, disse Miroff. Para ele, essa aproximação beneficia os dois países e lembrou: “Lula foi o primeiro líder sul-americano a ser convidado por Obama. O Brasil é importante na política externa”.

Currículo – Bruce Miroff, além de professor adjunto de Ciências Políticas na Universidade Estadual de Nova Iorque (Suny) desde 1994, leciona e desenvolve pesquisas no campus da cidade de Albany (capital do estado de Nova Iorque). Ele é responsável por cursos nas áreas de presidência, liderança política, teoria política americana e desenvolvimento político americano para alunos da graduação e da pós-graduação.