Palestra sobre inovação e mercado de trabalho disruptivo movimenta V Encontro de Egressos

Há cinco anos, a Faculdade Damas reserva uma data de seu calendário para um momento especial com todos os que foram formados pela Instituição. Nesta edição do Encontro de Egressos, os participantes puderam conferir a palestra da professora universitária Ana Rosa Cavalcanti, com a temática “Eu profissional: gestão de carreiras e inovação no mercado de trabalho disruptivo”. O V Encontro de Egressos aconteceu no Auditório Ir. Miriam Vieira, nesta quinta-feira (18). Também participaram alunos dos últimos períodos de todos os cursos.

Antes da palestra, os docentes Ricardo Silva e Catarina Rosa e Silva fizeram breves apresentações sobre ferramentas de tecnologia da informação que podem ser incorporadas pelos profissionais na rotina de trabalho e facilitar a execução de tarefas. Uma delas é o Trello, que já vem sendo usado por alunos do curso de Administração em um projeto interdisciplinar.

A fala da professora Ana Rosa Cavalcanti começou algumas provocações, dentro do contexto do futuro do mercado de trabalho que inevitavelmente empregará o uso de máquinas e inteligência artificial. Afinal, os robôs passarão a ser nossos inimigos? De que forma conviver neste mundo disruptivo?

Apesar do tom premonitório, o que foi apresentado pela palestrante é que tais mudanças não são de todo mal e irão requerer profissionais com novas habilidades, seja no campo da emoção, esse essencialmente humano, seja no campo técnico, para domínio e criação de tais tecnologias.

“Habilidade humanas irão continuar sendo necessárias, mesmo diante dos robôs, pois somos nós que temos inteligência emocional. Vocês precisam se esforçar, se preparar para ascender na carreira, abraçando essas habilidades que são exclusivamente humanas, pelo menos até agora”, ressaltou a palestrante, que deu destaque para áreas como atendimento e gestão onde será necessário capital humano bem capacitado.

Para o arquiteto e urbanista Ricardo Guerra, formado pela Faculdade Damas no final de 2017, é sempre bom voltar à Instituição, não só para rever os amigos, mas para se atualizar em relação a novos projetos e tendências, nos campos acadêmico e profissional.

“Eu acho importante a existência do Núcleo de Egressos, pois, de certa forma, a Faculdade acaba tendo um feedback dos profissionais que ela está formando, como eles estão atuando no mercado, o que é que eles precisam para poder auxiliar os novos profissionais que estão saindo. Então é importante ter esse núcleo para dar esse retorno”, analisou Ricardo.

Ao final do encontro, foi realizada a apresentação dos docentes que compõem o Núcleo de Gestão de Carreiras da Faculdade Damas, um espaço onde é oferecido atendimento na área de orientação profissional e aconselhamento de carreira para estudantes e egressos.

Saiba mais sobre o Núcleo de Gestão de Carreiras