Laboratório de Arquitetura e Urbanismo

Os alunos  de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas contam com uma estrutura moderna e compatível com a necessidade do curso.O conjunto de laboratórios de Conforto Ambiental é formado pelo laboratório de Luminotécnica, pelo laboratório Termo-Acústico e pelo laboratório de Tecnologia, todos voltados para demonstrações e exercícios práticos da teoria que é trabalhada em sala de aula.

Através de equipamentos, mobiliários específicos, simulações e materiais, os alunos têm oportunidade de visualizar e exercitar na prática o que lhe é passado como conteúdo nas disciplinas de Conforto Ambiental I, Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Tecnologia da Construção, Arquitetura de Interiores I e II, assim como todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura que exploram a resolução de problemas de iluminação, insolação, ventilação e revestimentos das edificações e de seus interiores.

O laboratório de Luminotécnica é um espaço voltado para a simulação dos efeitos que os diferentes equipamentos de iluminação e suas respectivas lâmpadas podem causar no ambiente. Ele é composto por uma “arcada” de elementos de gesso, nos quais foram

instaladas diversos tipos de luminárias, e também por 3 nichos, dentro dos quais foi adesivado o conjunto de cores do arco-íris, iluminados por lâmpadas de diferentes índices de reprodução e de temperatura de cor, demonstrando como as mesmas se modificam dependendo da variação desses índices.

O laboratório Termo-Acústico teve seu espaço revestido de materiais absorventes do som, como madeiras, cortiças e vinil, e conta com um conjunto de bancadas de trabalho de diferentes alturas, para demonstrar questões relativas ao conforto antropométrico. Neste espaço existe também um equipamento chamado Heliodon, destinado a simulação da luminosidade solar sobre as edificações e a cidade, tendo em vista conceitos de eficiência energética. Com o mesmo propósito está previsto a chegada de um simulador de ventos, que será apoiado em bancada existente para esse uso.

O terceiro laboratório, de Tecnologia, abriga conjunto de materiais de construção, revestimento e acabamento, tanto já instalados quanto em mostruário, assim como possui modelo em escala real de banheiro acessível de acordo com as normas da NBR9050, e pequeno percurso de piso tátil. Neste espaço foi montado conjunto de instalações hidráulicas nas suas diversas variações quanto ao tipo de instalação, louças e metais sanitários, assim como bancadas para lavatórios de alturas variadas, modelos e formas de fixação.

Pretende-se, a partir das aulas que serão ministradas nesses laboratórios, que se atinja cada vez mais o objetivo de relacionar a teoria à prática, contribuindo para uma formação mais precisa.