Educação Inclusiva – Mediando pedagogicamente as diferenças em sala de aula

Descrição

Educar para uma sociedade inclusiva pressupõe compreender as diferenças presentes nas salas de aula. Educar para a inclusão, implica em compreender as diferenças presentes nas salas de aula, bem como. É buscar garantir o direito à educação e por consequência, as possibilidades de acesso, permanência e aproveitamento do que é ministrado em sala de aula, independentemente de qualquer característica específica e peculiaridades que o aluno possua, seja deficiências físicas ou cognitivas.

Incluir não significa apenas inserir o educando que possua alguma necessidade especial no ensino regular, sem o devido acompanhamento específico. Incluir implica em respeitar o tempo, o ritmo de aprendizagem de cada aluno e suas diferenças e particularidades nos processos de assimilação e de desenvolvimento cognitivo.

A escola inclusiva deve necessariamente, considerar a diversidade e manter-se atenta e comprometida com suas funções sociais, culturais e políticas. Alicerçada em princípios da educação digna, igualitária e de qualidade para todos, a escola inclusiva, deve buscar promover – através de seus processos pedagógicos – mudanças sociais qualitativas.

Este processo, implica em formar profissionais que tenham consciência de seu papel em sala de aula e no espaço escolar, de maneira que possam lidar pedagogicamente com alunos que apresentem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Profissionais de Educação, Informática e Administração e áreas correlatas

Disciplinas/Carga Horária

– Fundamentos históricos e filosóficos da Educação Inclusiva (30h)
– Políticas Públicas, Legislação e Currículo na Educação Inclusiva (30h)