Educação Inclusiva – Mediando pedagogicamente as diferenças em sala de aula

 

Descrição

Educar para uma sociedade inclusiva pressupõe compreender as diferenças presentes nas salas de aula. Educar para a inclusão, implica em compreender as diferenças presentes nas salas de aula, bem como. É buscar garantir o direito à educação e por consequência, as possibilidades de acesso, permanência e aproveitamento do que é ministrado em sala de aula, independentemente de qualquer característica específica e peculiaridades que o aluno possua, seja deficiências físicas ou cognitivas.

Incluir não significa apenas inserir o educando que possua alguma necessidade especial no ensino regular, sem o devido acompanhamento específico. Incluir implica em respeitar o tempo, o ritmo de aprendizagem de cada aluno e suas diferenças e particularidades nos processos de assimilação e de desenvolvimento cognitivo.

A escola inclusiva deve necessariamente, considerar a diversidade e manter-se atenta e comprometida com suas funções sociais, culturais e políticas. Alicerçada em princípios da educação digna, igualitária e de qualidade para todos, a escola inclusiva, deve buscar promover – através de seus processos pedagógicos – mudanças sociais qualitativas.

Este processo, implica em formar profissionais que tenham consciência de seu papel em sala de aula e no espaço escolar, de maneira que possam lidar pedagogicamente com alunos que apresentem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Público-alvo

Profissionais de Educação, Informática e Administração e áreas correlatas

Disciplinas/Carga Horária

– Fundamentos históricos e filosóficos da Educação Inclusiva (30h)
– Políticas Públicas, Legislação e Currículo na Educação Inclusiva (30h)
– Gestão Escolar e educação inclusiva: o cuidado e o acompanhamento com o alunos NEE (60h)
– Didática e avaliação nos processos de ensinagem na relação com o aluno com NEE. (60h)
– Bases neurológicas para a aprendizagem e dificuldades de aprendizagem e deficiência cognitiva (30h)
– Desenvolvimento Psicomotor e suas consequências para o Desenvolvimento Cognitivo (30h)
– Transtorno do Espectro Autista (30h)
– Deficiências Sensoriais e Motoras (Física, Visual e Auditiva) (30h)
– Altas habilidades: fundamentos e práticas pedagógicas (30h)
– Disfunções de Leitura e Escrita: Abordagens e Métodos de Ensino (30h)

Informações

[email protected] | (81) 3426.5026*
*A Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade Damas funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h