Professores são garantia de excelência

A tradição e excelência da Faculdade Damas são valores ostentados com orgulho pelos que compõem a Instituição. Incluam-se nessa referência, os professores, que assumem com maestria o compromisso acadêmico inovador. Não há dúvida que os docentes são um dos pilares dessa estrutura que forma profissionais e seres humanos de destaque na sociedade. Neste mês de junho, o alto número de publicações de livros de autoria de professores da Faculdade Damas é uma prova da competência a que os alunos estão confiados. Pelo menos cinco docentes da Instituição lançaram títulos nos últimos dias.

O lançamento do livro Ciências criminais no século 21 – Estudos em homenagem aos 180 anos da Faculdade de Direito do Recife, no último de 8 de junho, foi um acontecimento social em Pernambuco. O professor da Faculdade Damas e juiz de direito, Teodomiro Noronha, foi um dos coordenadores da obra. Assinam a co-autoria da publicação, o coordenador do curso de Direito da Faculdade Damas Cláudio Brandão e a professora Érica Bambine.

A professora de Direito Tributário, Bruna Borba, lançou o livro Imposto de Renda das Pessoas Físicas, pela Editora Forense, no fim de maio, na Livraria Cultura. A obra é indicada para os contribuintes brasileiros, juristas, estudantes de Direito e todos que necessitam compreender melhor e aplicar as regras do Direito Tributário. A autora, que além de professora da Faculdade Damas, é auditora fiscal da Receita Federal, aborda a teoria geral do IRPF em seus aspectos históricos e conceituais e analisa ainda o direito à restituição do imposto pago indevidamente pelo contribuinte.

“Após mais de vinte anos atuando como Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, sinto que não consegui convencer quaisquer dos cidadãos com que tive contato profissional do dever solidário de pagar impostos. Em minhas atividades de magistério, temo não ter obtido maior sucesso entre meus estimados alunos. Escrevi este livro na esperança de que alguns pacientes leitores conheçam um imposto que se pretende justo, por poder ser conformado à condição pessoal de cada um”, destaca Bruna Borba em sua obra.

Turismo e Práticas Sócioespaciais: múltiplas abordagens e interdisciplinaridades é o título do livro lançado, na segunda-feira (15), pela professora do curso de Relações Internacionais, Jeanete Viegas. Mestra em Geografia, Jeanete é a organizadora da obra que reúne trabalhos científicos sobre o turismo em Pernambuco de outros 14 acadêmicos da área.

Mais lançamentos por aí – Professora do curso de Direito, a jurista Juliana Teixeira, se prepara para lançar sua próxima obra na área de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. A autora do livro Fundos de Pensão: benefício ou prejuízo para os trabalhadores?, lançado no ano passado, informa que sua próxima produção deve chegar às livrarias ainda este ano.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria do Carmo Braga, é autora do livro Patrimônio Público e Dinâmica Espacial que poderá ser encontrado nas livrarias em breve. A obra é o resultado da sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Pernambuco.