Segunda Mostra de Direitos Humanos

Alunos que cursam as disciplinas de Direitos Humanos e Metodologia, do 8º período de Direito, participaram, na quinta-feira (22), da Segunda Mostra de Direitos Humanos realizada no pátio da Faculdade Damas. Doze grupos apresentaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos na linha da pesquisa e observação de campo.

De acordo com a professora de Direitos Humanos, Marta Lima, o objetivo do trabalho é investigar como esse conceito, que dá nome à disciplina, está inserido no dia-a-dia do mundo jurídico. "Eles visitaram instituições e entrevistaram profissionais do Direito, advogados, juízes, desembargadores", detalha. A professora Daniela Calábria ministra a disciplina de Metodologia.

As alunas Amanda Leal e Fabiana Melo visitaram à AACD, no Recife. "Nós constatamos que há aplicação dos Direitos Humanos na entidade, dentro do contexto do ambiente e do que se propõem a fazer", destacaram. A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 61 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física.

O grupo de Anna Kaline, Genildo Carvalho e Suzana Valença entrevistou quatro advogados que atuam em áreas distintas do Direito. O objetivo da pesquisa era descobrir qual a relevância que os Direitos Humanos exercem na atuação desses profissionais. "Entre outras questões, os entrevistados evidenciaram que a burocracia é um empecilho no acesso à justiça e percebemos um desconhecimento de alguns entrevistados sobre os Direitos Humanos".

Os advogados também foram objeto de estudo do grupo de Rafael Regueira e Rosa Maria da Silva. Os alunos se utilizaram da pesquisa bibliográfica e das teorias discutidas em sala de aula para amparar o resultado. Cinco advogados responderam a um questionário, somente dois deles afirmaram ter cursado a disciplina de Direitos Humanos na graduação. "Apesar disso, percebemos que todos os advogados entrevistados têm noção desse conceito", concluem.