Aluno egresso da Faculdade Damas publica artigo em Congresso Internacional

O curso de Direito da Faculdade Damas tem entre seus diferenciais ser referência também na área de pesquisa. Nesse sentido, nossos discentes são preparados, desde o primeiro ano do curso, para desenvolver habilidades de pesquisa e de produção acadêmica.

Temos sempre a satisfação de comunicar esses frutos, desta vez o artigo do egresso Matheus Mendonça, “Água e gestão da vida: uma análise biopolítica do controle de água na distribuição hídrica na cidade do Recife”, foi publicado em um congresso internacional, realizado no Peru.

O XXXII Congresso Internacional ALAS Perú 2019 foi promovido pela Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS) teve como tema Rumo a um Novo Horizonte de Sentido Histórico de uma Civilização da Vida, é um evento de amplitude internacional. Apesar do nome da associação, o encontro engloba diversos campos das ciências humanas, inclusive o direito, a demora da publicação só trouxe mais empolgação ao discente.

“A publicação demorou para sair, mas isso só fez aumentar animação e alegria que é ter um trabalho publicado em um congresso internacional como o ALAS. Foi muito gratificante ver um trabalho fruto de meses de pesquisa publicado.”, comemorou Matheus que teve desde o início o apoio e a colaboração da Profª Drª Renata Celeste, Coordenadora Adjunta do curso de Direito, que divide com o estudante a autoria da publicação.

“Quando a professora Renata Celeste e eu soubemos da abertura do edital, notamos que a pesquisa que vínhamos desenvolvendo para o meu Trabalho de Conclusão de Curso, se encaixava muito bem com a proposta do Congresso e do Grupo de Trabalho escolhido: ciudades latinoamericanas en el nuevo milenio (cidades latino-americanas no novo milênio). Então, feitos os ajustes necessários para o formato e enfoque do Grupo de Trabalho, enviamos o artigo para publicação.”, comentou o estudante que completa agradecido, “sem a professora eu não teria publicado. Foi ela quem me orientou quanto ao edital e quanto aos recortes que tínhamos que fazer na pesquisa, já que esta estava sendo desenvolvida para outro espaço. Foi um esforço conjunto.” Explicou.

A professora Renata Celeste, tece elogios ao Matheus e explica que a dedicação do aluno durante todo o curso e a proposta da Faculdade em incentivar à pesquisa foram muito importantes para a conquista

“O Matheus foi um aluno, e hoje profissional, que traz muito orgulho à minha trajetória enquanto professora e enquanto profissional acadêmica, nós tivemos um trabalho intenso durante alguns anos de pesquisa, onde ele sempre desenvolveu com extrema disciplina, seriedade e, ao fim, com muita maturidade, para perceber a relevância da pesquisa, algo que a gente tem como uma das nossas finalidades no curso de Direito da Faculdade Damas.”, elogiou a coordenadora, que explica que o artigo foi feito com muito cuidado e não saiu do dia pra noite.

“A pesquisa que rendeu o TCC teve mais de 1 ano e meio de duração e pra confecção desse artigo, trabalhamos meses com cuidado e revisões pra deixar o artigo no formato exigido pela organização do Congresso, foi com extrema satisfação que nós tivemos a aprovação para participação no congresso e ainda mais felicidade quando finalmente o trabalho saiu em uma publicação de caráter internacional. Nosso cuidado em desenvolver a pesquisa e promover o estudo transdisciplinar no direito faz parte da nossa missão de construirmos um direito conectado ao nosso tempo.”, explica a professora.

Confira o artigo publicados no XXXII Congresso Internacional ALAS Perú 2019

Dossier-GT2-CONTENIDO